A falsa narrativa de Trump para invadir a Groenlândia
Após capturar o ditador Nicolás Maduro, o presidente dos EUA se empolgou e já fala em anexar a Groenlândia
Após capturar o ditador Nicolás Maduro, o presidente dos EUA se empolgou e já fala em anexar a Groenlândia, sob o falto pretexto de que há navios russos e chineses na região ameaçando a segurança americana.
O argumento de Trump não passa de uma mentira facilmente comprovável por buscas no Google ou ChatGPT. Na verdade, é exatamente o contrário. Na Groenlândia, o que mais tem são bases militares e científicas norte-americanas. Nem poderia ser diferente, pois quando a ilha gelada ficou sob comando da Dinamarca, foi acordado que os EUA poderiam explorar militar e cientificamente a região.
Outro ponto é que a Groenlândia, ao pertencer a Dinamarca, membro da Otan, também está protegida pelo artigo 5 da aliança militar ocidental. É evidente que nem China e nem Rússia não iriam comprar esta briga. Novamente, não há nenhuma evidência disso, apenas a palavra do presidente dos EUA.
É impressionante como no mundo de hoje as pessoas compram qualquer versão que lhes convém, sem saber se é verdade ou não. Como muitos adoram Donald Trump, aceitam qualquer narrativa, mesmo que não sobreviva aos fatos e à realidade.
A pretensão de Trump coma Groenlândia é injustificável.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
