‘Acordo sobre tarifaço pode sair na próxima semana’, diz Vieira após encontro com Rubio

Secretário de Estado dos EUA compartilhou uma foto ao lado do chanceler brasileiro e disse que foi discutido ‘assuntos de importância mútua’ e ‘um quadro de reciprocidade para a relação comercial entre os países’

  • Por Sarah Américo
  • 13/11/2025 22h09
Reprodução/Twitter/@secrubio mauro vieira e marco rubio Secretário de Estado dos Estados Unidos, posta foto ao lado de chanceler brasileiro, Mauro Vieira

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu nesta quinta-feira (13) em Washington, nos Estados Unidos, com o secretário de Estados dos Estados Unidos, Marco Rubio, onde falaram sobre o tarifaço de Donald Trump sobre os produtos brasileiros. O chanceler brasileiro disse que os norte-americanos demonstraram ter interesse em ter uma boa relação com o Brasil e estão interessados em resolver a questão do tarifaço rapidamente. Segundo Vieira, entre sexta-feira (14) e a próxima semana, os EUA devem dar uma resposta para a proposta brasileira.

“O secretário de Estado disse que estão examinando com toda atenção e todo tempo, que querem resolver rapidamente as questões bilaterais com o Brasil, e que a resposta virá muito proximamente, amanhã ou na próxima semana”, afirmou Vieira, acrescentando que Rubio, disse que “hoje comentou com o presidente Trump que iria se reunir comigo. O presidente manifestou a intenção de resolver rapidamente, de manter uma boa relação com o Brasil” continuou.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Por meio das redes sociais, Marco Rubio, compartilhou uma foto ao lado de Mauro Vieria, em que disse: ‘Hoje me reuni com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Departamento. Discutimos assuntos de importância mútua e um quadro de reciprocidade para a relação comercial entre os EUA e o Brasil’, escreveu.

Na proposta brasileira, foi sugerido pausar as tarifas imediatamente para depois avançar na negociação sobre sobretaxas a produtos específicos. Essa é a terceira vez que Vieira e Rubio se reúnem neste ano, sendo a primeira que acontece no Departamento de Estado. Não se sabe mais detalhes do teor da proposta, contudo, governo brasileiro quer um acordo provisório que passe pela suspensão das sobretaxas de 40% aplicadas ao país.