Acqua Vias SP vence leilão na B3 e vai operar travessias hídricas de São Paulo pelos próximos 20 anos.
Leilão de travessias hídricas na B3 englobou balsas no trecho São Sebastião e Ilhabela (Foto: Sergio Barzaghi / Governo do Estado de São Paulo)

Ouça este conteúdo

Apuração em andamento

O governo de São Paulo definiu em leilão realizado na tarde desta quinta-feira (13) a empresa que vai operar o sistema de travessias hídricas e balsas do estado pelos próximos 20 anos. Realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, o leilão foi vencido pela Acqua Vias SP, que apresentou desconto de 12,60% sobre a contraprestação pública.

A concessão integra a estratégia da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) de ampliar investimentos privados em infraestrutura e melhorar a qualidade do serviço prestado nas travessias que atendem cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos ao ano.

Quatro propostas participaram do certame: Acqua Vias SP – Internacional Marítima, que venceu o leilão, a Comporte Participações, que ofereceu desconto de 2,53%, o Consórcio Travessias SP, que propôs desconto de 8,10%, e a CS Infra, de 5,53%.

O leilão não teve disputa viva-voz, uma vez que a diferença entre o valor da proposta vencedora e as demais concorrentes ultrapassou 20%.

Investimentos devem alcançar R$ 2,5 bilhões

A vencedora do leilão de travessias hídricas será responsável por investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões, incluindo a compra de 45 novas embarcações, sendo até 41 elétricas, além da reforma e construção de terminais padronizados, climatizados, acessíveis e com áreas de alimentação.

Pelo contrato, a operadora receberá 20% da arrecadação das tarifas pagas pelos usuários. O restante da remuneração será bancado pelo governo paulista, conforme a contraprestação ofertada no leilão.

A PPP das travessias foi tratada como prioridade pelo governador Tarcísio. Ele e equipes da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) viajaram a EUA, Europa e Ásia para apresentar o projeto.

Em Oslo, o governador conheceu embarcações elétricas semelhantes às que deverão operar no litoral paulista. Também houve reuniões com grupos europeus especializados em transporte marítimo, como Teixeira Duarte (Portugal) e FRS (Alemanha).

Leilão engloba maior sistema de travessias hídricas do mundo em volume de veículos

O sistema engloba 14 linhas no litoral, na Região Metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba, mas a joia da concessão é a travessia Santos–Guarujá, considerada a maior do mundo em volume de veículos, com média diária acima de 20 mil carros.

Atualmente a travessia dispõe de oito embarcações. Com a PPP, a expectativa é aumento de 25% na capacidade operacional e redução nas filas, um dos principais pontos de reclamação dos usuários.

O leilão ocorre semanas após o grupo português Mota-Engil vencer a concessão para construir e administrar o túnel imerso Santos–Guarujá, previsto para 2028. Com 1,5 km de extensão e cobrança automática de pedágio, o túnel reduzirá a travessia para cerca de 5 minutos, frente aos atuais 18 minutos da balsa (e até 2 horas em alta temporada).

VEJA TAMBÉM: