Alckmin afirma que acordo Mercosul-UE será assinado em dezembro

Ministro do Desenvolvimento destacou acordos recentes feitos pelo bloco europeu, com Singapura em 2023, e com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), este ano

  • Por Jovem Pan
  • 21/11/2025 17h18
LECO VIANA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO Geraldo Alckmin Alckmin disse que há negociações para ampliar linhas tarifárias de preferência

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (21), que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) deverá ser assinado em dezembro de 2025. O vice-presidente foi questionado por jornalistas sobre o interesse do governo do Uruguai – integrante do Mercosul – em aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico (CPTPP) de forma unilateral, mas não respondeu especificamente sobre o assunto.

“O Mercosul envolve questões de livre comércio. Nós temos quatro países, entrando a Bolívia, passamos a cinco países que têm união aduaneira. Então, livre comércio e união aduaneira.” Ele destacou acordos recentes feitos pelo Mercosul, com Singapura em 2023, e com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), este ano.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Em dezembro, deve assinar o acordo Mercosul-União Europeia. Mais de quase um quarto de século depois (do início das negociações), 25 anos. “Por fim, Alckmin disse que há negociações para ampliar linhas tarifárias de preferência. “Não é livre comércio, mas você amplia linhas tarifárias de preferência. Brasil-México, Mercosul-Índia.”

*Com informações do Estadão Conteúdo