
Ouça este conteúdo
O Ministério Público Federal da Alemanha (GBA) anunciou nesta quinta-feira (13) a prisão preventiva de um sexto membro do grupo Hamas, suspeito de esconder armas em Berlim e Viena para preparar ataques contra alvos israelenses ou judeus.
A prisão do indivíduo, identificado apenas como Mahmoud Z., cidadão libanês, ocorreu a bordo de um trem na região de Flensburg, no norte da Alemanha, onde ele havia acabado de chegar vindo da Dinamarca.
Segundo o GBA, ele é suspeito de violar a Lei Alemã de Armas de Guerra e a Lei Alemã de Armas devido ao seu papel na aquisição de armas para o grupo terrorista Hamas.
Em agosto de 2025, ele teria recebido um fuzil automático, oito pistolas e mais de 600 cartuchos de munição no estado de Hesse, no sul da Alemanha, de Borhan El-K, outro suspeito de pertencer ao grupo, que foi preso nesta semana ao chegar à Alemanha vindo da República Tcheca.
De acordo com a acusação, Mahmoud Z. transportou as armas para Berlim, onde as entregou a Wael FM. As armas foram encontradas em posse de Wael FM quando ele foi preso em uma operação realizada no início deste mês, na qual a polícia deteve três suspeitos no total.
O homem preso nesta quinta-feira comparecerá perante um juiz de instrução no Tribunal Federal de Justiça, que decidirá se emite um mandado de prisão preventiva.
Como parte da operação contra a rede, um britânico também foi preso neste mês em Londres, com base em um mandado de prisão europeu. Ele é suspeito de ter reunido um arsenal de cinco pistolas em Berlim e as transportado para Viena, onde supostamente as armazenava em um imóvel alugado.
De acordo com a promotoria alemã, o objetivo da rede desmantelada era usar as armas para realizar ataques contra alvos israelenses ou judeus.