alemanha hamas
Policial alemã durante operação neste mês. (Foto: CHRISTOPHER NEUNDORF/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Autoridades da Alemanha prenderam nesta terça-feira (11) um integrante do grupo terrorista Hamas acusado de planejar ataques contra alvos judeus na Europa, segundo informações divulgadas pela emissora alemã DW e pela Sky News.

O homem, identificado apenas como Borhan El-K, de origem libanesa, foi detido pela polícia federal próximo à fronteira com a República Tcheca, pouco depois de entrar no território alemão.

De acordo com o Ministério Público Federal da Alemanha, o homem é apontado como responsável por obter armas e munições destinadas a ataques do Hamas em solo europeu. A investigação indica que, em agosto, ele adquiriu um fuzil automático, oito pistolas Glock e mais de 600 munições em Berlim, com o objetivo de entregá-las a outro membro do grupo terrorista palestino, que já está preso.

Segundo a Sky News, o material chegou a ser repassado ao também libanês Wael F.M., preso no dia 1º junto a outros dois homens - identificados parcialmente como Abed Al-G. e Ahmad I. - acusados de pertencer a uma célula do Hamas que se preparava para executar ataques a instituições judaicas e israelenses na Alemanha. Os promotores afirmaram que os acusados “vinham reunindo armamentos e suprimentos desde o verão” e que as armas seriam usadas em “ataques de assassinato planejados contra alvos israelenses ou judeus”.

As operações fazem parte de uma investigação internacional coordenada entre Alemanha, Dinamarca, Áustria e Reino Unido, conforme a DW. Nesta terça-feira, a polícia dinamarquesa realizou buscas em propriedades ligadas a El-K e outro suspeito nos arredores de Copenhague. Já em Viena, promotores austríacos descobriram um depósito de armas relacionado à mesma rede terrorista, descrita pelas autoridades como parte da “estrutura operacional externa do Hamas”.

A Alemanha, que classifica o Hamas como organização terrorista desde 2003, mantém proibição total de qualquer grupo ligado ao movimento extremista islamista em seu território.

VEJA TAMBÉM: