Nova produção sobre "Alien" amplia o universo do clássico do cinema
Nova produção sobre "Alien" amplia o universo do clássico do cinema (Foto: Divulgação/Disney+)

Ouça este conteúdo

Uma nave cai na Terra, e as criaturas sobreviventes representam um perigo para o planeta. Um pequeno exército de humanos híbridos (meio robôs) será o responsável por investigar essa nova e inquietante espécie. Esse é o mote de Alien: Earth, a nova série que expande o universo criado por Ridley Scott, disponível no Disney+.

O norte-americano Noah Hawley (Fargo, Legion) volta a demonstrar que é um verdadeiro “criador”. Se, em 2024, o uruguaio Fede Álvarez realizou com Alien: Romulus uma notável reinicialização da saga iniciada brilhantemente por Ridley Scott e James Cameron nos anos 1970 e 1980, este novo redesenho amplia ainda mais esse universo. 

Inspirando-se no clássico Peter Pan, de James M. Barrie, a série consegue combinar gêneros de forma que a enésima versão do invasor alienígena tenha originalidade e densidade dramática. Os “meninos perdidos” são humanos aperfeiçoados com a tecnologia mais avançada, o que suscita dilemas morais reforçados pela atitude adolescente de seu criador, Boy Kavalier, interpretado por um sensacional Samuel Blenkin.

"Alien: Earth" tem como protagonista a jovem Sidney Chandler."Alien: Earth" tem como protagonista a jovem Sidney Chandler (Foto: Divulgação/Disney+)

A variedade de tramas e tons não se transforma em confusão, permitindo que o espectador acompanhe a evolução dramática e narrativa enquanto se deixa levar por uma aventura visualmente espetacular. É um grande acerto centrar a história na jovem Sidney Chandler, uma espécie de Wendy que tenta guiar seus irmãos híbridos diante da ameaça dos alienígenas, mas também dos cientistas amorais que pretendem tratá-los como robôs descartáveis. Graças a essa personagem, a história evita se tornar mais uma jornada interminável de tensão e violência visceral.

As tramas secundárias também acrescentam nuances e oferecem diferentes perspectivas sobre os limites do transumanismo e da inteligência artificial, especialmente presentes no personagem de Timothy Olyphant (Justified). Além disso, a excelente trilha sonora de Jeff Russo e o senso de humor imprevisível de Noah Hawley fazem com que esta produção seja, ao mesmo tempo, um entretenimento envolvente e um exercício de estilo. Sem dúvida, uma das séries do ano.

© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • Alien: Earth
  • 2025
  • 8 episódios
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Disponível no Disney+

VEJA TAMBÉM: