Alívio para o Corinthians? Lucas deve desfalcar o São Paulo no clássico desta quinta; veja retrospecto
Atleta voltou a sentir dores no joelho direito; desde que retornou ao Morumbi, ele enfrentou o rival seis vezes, marcou cinco gols e não perdeu nenhum confronto
O São Paulo deve enfrentar o Corinthians nesta quinta-feira (20), em Itaquera, sem um de seus principais protagonistas em Majestosos recentes: Lucas Moura. O meia-atacante voltou a sentir dores no joelho direito e tem chances mínimas de entrar em campo, cenário que pode representar um respiro para o rival. Nos últimos dias, Lucas tem treinado pouco no gramado e foi novamente colocado em protocolo de controle de carga, com sessões de fisioterapia no CT da Barra Funda. A reincidência das dores afeta o mesmo joelho no qual o jogador precisou passar por duas intervenções em 2024 — e por uma artroscopia mais recente, em 30 de agosto, para remover uma fibrose.
O São Paulo monitora diariamente sua evolução, e o clube marcou nova avaliação médica com um especialista para a próxima semana. Desde a artroscopia, o camisa 7 entrou em campo nove vezes, sendo titular em quatro delas, mas sem recuperar plenamente o ritmo físico. O próprio técnico Hernán Crespo admitiu, em entrevista, que Lucas ainda está distante da versão que apresentou antes das lesões.
” Lucas sabe que tem de voltar a ser o Lucas que a gente conhece, que o mundo conhece. É ter atenção, momento difícil, sequência curta, sem tempo de recuperar. Estamos esperando o verdadeiro Lucas, mas durante o caminho esperamos que faça muitos gols”, disse o argentino.
A possível ausência pesa justamente porque Lucas se tornou um dos maiores algozes do Corinthians desde seu retorno ao São Paulo, em 2023. Em seis clássicos disputados, o Tricolor soma cinco vitórias e um empate com o meia-atacante em campo — além dos cinco gols que ele marcou sobre o rival nesse período. Só em 2025, ele já balançou as redes no triunfo por 3 a 1 pelo Campeonato Paulista.
Logo em seu primeiro Majestoso após o regresso ao Morumbi, o camisa 7 brilhou com o gol que decretou a vitória por 2 a 0 e selou a classificação à final da Copa do Brasil de 2023. Na final, o Tricolor derrotou o Flamengo e conquistou o inédito título.

