Mural da Direita

Após fuga de ex-diretor da PRF, Moraes manda prender Filipe Martins - Conexão Política

27/12/2025 11:00 Conexão Política
Foto: Arthur Max/MRE
Foto: Arthur Max/MRE

A Polícia Federal cumpriu, na manhã deste sábado, 27, mandado de prisão domiciliar contra Filipe Martins, ex-assessor especial para assuntos internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a fuga para o Paraguai do ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, que também cumpria medida cautelar e foi recapturado no país vizinho.

Martins, que estava monitorado por tornozeleira eletrônica, teve a medida convertida após o episódio envolvendo Vasques, considerado um agravante no entendimento do ministro.

A decisão estabelece que ele deve cumprir a prisão em casa, com restrições de comunicação e deslocamento, além da proibição de contato com outros investigados nos inquéritos relacionados ao 8 de janeiro.

De acordo com fontes da Polícia Federal ouvidas pela CNN Brasil, outras medidas semelhantes estão sendo executadas de forma sigilosa contra réus e condenados pelo STF, com base em relatórios que indicam risco de novas tentativas de fuga.

Nas redes sociais, o advogado Jeffrey Chiquini, que representa Filipe Martins, criticou a medida. “É mais um ato que atenta contra o Código de Processo Penal e contra a Constituição Federal”.

Martins chegou a ser alvo de operação anterior autorizada pelo STF em 2023, no âmbito das investigações sobre suposta articulação para reverter o resultado das eleições de 2022. À época, o ex-assessor negou qualquer envolvimento e permaneceu em silêncio nos depoimentos.

Fonte original: abrir