Área da COP onde aconteceu incêndio é liberada

O ponto afetado pelo incidente ficará isolado até o fim da conferência

  • Por Jovem Pan*
  • 20/11/2025 21h57
OSWALDO DE FREITAS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO Incêndio COP30 PB - COP30/INCÊNDIO/PAVILHÃO - GERAL - Movimentação de bombeiros depois que um incêndio atingiu o pavilhão da Comunidade da África Oriental na Zona Azul (Blue Zone) da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), na tarde desta quinta-feira, 20, em Belém. A organização da conferência orientou a evacuação às pressas, com correria e empurra-empurra. O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o incêndio foi contido em cerca de 15 minutos e que não há relatos de feridos nem pessoas socorridas pela inalação de fumaça. 20/11/2025 - Foto: OSWALDO DE FREITAS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A chamada blue zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), foi liberada às 20h40 desta quinta-feira, 20, para circulação. Após a avaliação de segurança, a organização, do lado brasileiro, informou que o local foi inspecionado e considerado seguro pelo Corpo de Bombeiros.

Ou seja, a área foi devolvida para a administração da ONU, via Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O ponto afetado pelo incidente ficará isolado até a conclusão da conferência. Não haverá atividades plenárias na noite desta quinta. Também foi informado que as sessões plenárias de sexta serão abertas às partes, presencialmente, com transmissão on-line.

“Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP”, diz em nota a organização da Conferência, do lado brasileiro.

A blue zone concentra as delegações dos países, demais negociadores, ministros e imprensa. O Corpo de Bombeiros e os agentes de segurança da ONU responderam rapidamente ao incêndio. O fogo foi controlado em aproximadamente seis minutos, ainda de acordo com as informações oficiais.

*Estadão Conteúdo