Armadura do Imperador Ferdinand I (1503–1564). (Foto: Metropolitan Museum of Art/Wikimedia Commons)

Ouça este conteúdo

Sim, você não está vendo errado! E nem é meme! Isso que você está vendo é uma armadura de “bigulinho” mesmo. O cavaleiro medieval levava muito a sério a proteção do seu corpo e, como pode ver na imagem, eles não deixavam nada desprotegido.

Esse tipo de armadura é chamado de braguilha, e não começou com a armadura, não. Na verdade, desde a Grécia Antiga, em Creta, os homens usavam algo parecido: uma proto-braguilha, que cobria apenas a parte genital, literalmente.

Milênios foram passando, e chegamos à Baixa Idade Média. A braguilha como conhecemos surge para lidar com o próprio design das calças, que ficavam cada vez mais populares: elas fechavam atrás, mas na frente ficavam abertas.

VEJA TAMBÉM:

Nesse contexto, a braguilha surge para esconder o órgão masculino da exposição desnecessária e vergonhosa. Que bom que os homens medievais tinham pudor de esconder suas partes

Mas, com o tempo, esse vestuário modesto passou a ser supervalorizado, até demais. Já pelo fim da Idade Média, ia ficando cada vez mais popular os homens exagerarem na braguilha; virou uma espécie de tendência da moda masculina.

E aí chegamos à armadura de braguilha que você pode ver na imagem desta coluna. Ela surge como uma evolução da braguilha de tecido e tem a intenção de proteger as partes, assim como mostrar “presença” no campo de batalha, se é que o leitor me entende.

Ela é mais popular a partir do século XVI, o auge das “plate armours”. Inclusive, essas armaduras tinham formatos bem originais e chamativos, a gosto do cliente. Fique à vontade para imaginar o desconforto de quem produzia e vestia essas armaduras. Acredito que não era fácil para ninguém, mas, pelo jeito, valia o preço.

De qualquer forma, as armaduras de braguilha mais famosas são as do rei inglês Henry VIII e de Ferdinand I, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que podem ser vistas e admiradas na Torre de Londres e no Museu de Arte Metropolitano de Nova Iorque. Já estive nesses lugares, mas nunca tive curiosidade de ver. Se alguém já teve a experiência, deixem nos comentários aqui o que acharam...