Igreja bem preservada em antiga cidade de Kaunos. (Foto: Divulgação/Alexander VanLoon)

Ouça este conteúdo

Escavações na antiga cidade de Kaunos na província de Muğla, na Turquia, revelaram uma igreja do século 3 surpreendentemente bem conservada. O local, originalmente usado como centro de saúde romano, foi posteriormente transformado em um espaço religioso.

A igreja foi encontrada em uma área próxima a um antigo mosteiro murado, parte de um sítio arqueológico incluído na Lista Provisória do Patrimônio Mundial da UNESCO.

VEJA TAMBÉM:

Hospital transformado em igreja: o que a descoberta significa?

A cidade de Kaunos atrai visitantes de todo o mundo e é famosa por seus túmulos de pedra, em especial por um teatro com capacidade para 5.000 pessoas – construído há mais de 2.300 anos. Além disso, abriga basílicas, termas, uma ágora e mosaicos de 1.300 anos.

Com a descoberta da igreja, abre-se uma nova dimensão na compreensão da longa e complexa história da antiga cidade turca.

Ufuk Çörtük, professor associado, chefe das escavações e membro do Departamento de Arqueologia da Universidade Muğla Sıtkı Koçman, explicou que nos últimos anos os trabalhos vêm se concentrando em um complexo da Antiguidade Tardia, localizado dentro da área murada do mosteiro.

“No âmbito do Projeto Patrimônio para o Futuro, continuamos as escavações na área murada do mosteiro. No ano passado, descobrimos instrumentos utilizados na área da medicina. Este ano, o aumento de instrumentos médicos chamou nossa atenção. Com base nesses materiais, podemos afirmar que a primeira fase deste complexo, datada dos séculos 2 e 3 d.C., serviu como centro de saúde ou hospital”, afirmou Çörtük à agência estatal Anadolu.

De acordo com ele, nessa época era comum haver hospitais militares que, depois, evoluíram para instalações civis.

Ele explicou ainda que o complexo de Kaunos era composto por um pátio cercado por salas, localizado próximo ao antigo porto, e apresentava características arquitetônicas semelhantes às de outros hospitais da era romana.

Uma vista aérea feita com drone mostra o rio Dalyan enquanto embarcações locais de passeio levam turistas para a Praia de Iztuzu, na cidade de Dalyan, em Muğla, Turquia, em 14 de julho de 2020. (Foto: EFE/EPA/TOLGA BOZOGLU)

De acordo com o especialista, a igreja encontrada era um complexo hospitalar do século 3.

"O complexo hospitalar do século 3 foi transformado em um centro religioso durante o período cristão, com esta igreja que remonta ao século 6”, destacou Çörtük.

O complexo de Kaunos atravessou 12 séculos

Segundo a equipe arqueológica, também foram identificadas evidências de uso contínuo do local ao longo dos séculos, com estruturas monásticas e vestígios do período islâmico. Entre eles, uma moeda do Principado de Aydınoğulları (Aydınid Beylik), datada da era turco-medieval.

Çörtük acrescentou que o complexo de Kaunos esteve em uso do século 2 ao século 14, atravessando de quatro a cinco fases distintas. O que significa que o local acompanhou as mudanças religiosas e os diferentes períodos culturais da região ao longo de mais de mil anos.

De acordo com a revista ‘Archaeology Magazine’, a descoberta da igreja reforça que Kaunos como um dos sítios arqueológicos mais importantes da península anatoliana (Ásia Menor) e carrega evidências da transição da era romana para o cristianismo antes do domínio turco.