Avanço de frente fria e umidade vinda da Amazônia colocam SP em atenção no fim de semana

A Defesa Civil prolongou até segunda-feira (19) o alerta de chuvas intensas em todo o estado e acionou o gabinete de crise para atuação durante a vigência do aviso meteorológico

  • Por Júlia Mano
  • 16/01/2026 18h30
Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo Pedestres se protegem da chuva que cai pela Avenida Paulista Defesa Civil prevê volume "muito alto" de chuvas na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Itapeva e Sorocaba, na Baixada Santista, no Litoral Norte, na Serra da Mantiqueira, No Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba

A Defesa Civil de São Paulo prolongou nesta sexta-feira (16) o aviso de chuvas intensas para todo estado e acionou o gabinete de crise para atuação durante o fim de semana. Segundo o órgão, o avanço de uma frente fria junto a presença de uma área de baixa pressão, bem como o fortalecimento do canal de umidade da Amazônia, vai intensificar as precipitações no território paulista.

A previsão para sábado (17) é de predomínio de sol entre nuvens. Essa condição favorece o aumento das temperaturas e, consequentemente, a sensação de calor e abafamento. No período da tarde, a combinação do tempo quente com a umidade oriunda do litoral e da região amazônica pode influenciar a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, com riscos de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo.

Entre domingo (18) a segunda-feira (19), com a chegada da frente fria e a manutenção do canal de umidade, a Defesa Civil prevê volume elevado de chuvas. O órgão alerta para concentração “muito alta” de precipitações na Região Metropolitana de São Paulo, de Campinas, Itapeva e Sorocaba, na Baixada Santista, no Litoral Norte, na Serra da Mantiqueira, no Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba. Para o entorno de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, é esperado “alto” acumulo.