Inaugurada na década de 1940, a base naval dos EUA Roosevelt Roads em Ceiba (Porto Rico), voltou a operar nesta segunda-feira (22) (Foto: EFE/Thais Llorca)

Ouça este conteúdo

A base naval de Roosevelt Roads, localizada em Porto Rico, foi reforçada com aeronaves militares dos Estados Unidos, em meio à expansão das operações do Exército americano em águas internacionais próximas à costa da Venezuela e Colômbia.

Após anos de inatividade, nesta semana, a base voltou a operar em um ritmo intenso com caças F-35 e F-18, aviões de transporte C-130 Hercules e helicópteros Black Hawk e Huey.

Segundo registrado pela agência Reuters, imagens capturadas do local mostram aeronaves estacionadas em Porto Rico, pilotos de helicóptero em treinamento e militares descendo dos veículos militares.

Ainda no ar, um Black Hawk, helicóptero militar multiuso bimotor, sobrevoava a base em baixa altitude nesta segunda-feira e um helicóptero de ataque AH-1 Cobra pousava após uma passagem rasante.

Desde agosto, os Estados Unidos aumentaram significativamente a pressão sobre países acusados de envolvimento com o narcotráfico na região. O regime de Nicolás Maduro é o principal alvo das operações até o momento.

Contudo, o presidente Donald Trump não descarta a expansão das intervenções em outros países. Isso ficou mais evidente com a publicação de uma nova Estratégia de Segurança Nacional que coloca a América Latina como foco central da política externa americana.

A medida, vista como uma atualização da "Doutrina Monroe", visa combater o crime organizado, o narcotráfico, a imigração ilegal e, principalmente, a crescente influência da China na região.

VEJA TAMBÉM: