
Ouça este conteúdo
A educação brasileira é cambaleante há décadas. O aproveitamento das crianças e adolescentes é muito abaixo da média mundial e assim vamos, ano após ano, nos distanciando da competitividade global. Enquanto o Plano Nacional de Educação (PNE) para 2025 a 2035 se encaminha para a aprovação no Congresso, especialistas alertam que o projeto pode condenar as escolas a mais dez anos de objetivos pouco claros e baixa exigência em português e matemática. O texto tem sido criticado por priorizar o discurso identitário e ambientalista em detrimento do desempenho, ignorando o principal desafio: fazer os alunos aprenderem o básico.
BAIXE AGORA A NOVA EDIÇÃO DA GAZETA REVISTA EM PDF
A crise do Banco Master também é tema da Gazeta Revista. Mostramos que o imbróglio vai custar ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) — que protege depositantes e investidores — até R$ 50 bilhões, o que representa cerca de um terço de todo o fundo. A liquidação, decretada pelo Banco Central após indícios de emissão fraudulenta de títulos, levanta dúvidas sobre a capacidade do FGC de absorver futuros impactos de magnitude similar e pode gerar um risco de contágio para bancos de médio porte.
Leia ainda uma análise de Lorenzo Carrasco sobre a COP 30, que expõe o fracasso do Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), que está perto de se tornar um “mico amazônico para Lula”.
Nessa edição você vai ler:
- • Manchete: MAIS UMA DÉCADA PERDIDA: Plano Nacional de Educação tem mais discurso identitário e pouca atenção para desempenho.
- • Editorial: A Câmara derrota o abortismo do Conanda.
- • Lorenzo Carrasco: COP 30 e o Fundo de Florestas: um mico amazônico para Lula.
- • Luciano Trigo: A justiça poética do cuspe europeu.
- • Crise do Master vai “comer” um terço do fundo destinado a proteger clientes do sistema financeiro.
- • Educação brasileira está perto de ter mais dez anos de baixa exigência.
- • Como o país-sede da União Europeia está se transformando em um narcoestado.
- • “Som da Esperança” mostra que fé e união podem fazer milagres
EDIÇÃO 160: MAIS UMA DÉCADA PERDIDA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Como receber
As edições da Gazeta do Povo Revista estão disponíveis para download em PDF pelos nossos assinantes todos os sábados pela manhã no site do jornal. Também é possível se inscrever para ser lembrado de baixar o arquivo. Você pode entrar em um de nossos grupos no Whatsapp ou em nosso canal no Telegram. Se preferir receber por e-mail, você pode se inscrever na newsletter exclusiva para receber o link de download. Inscreva-se no box abaixo ou pelo link.
LINK PRESENTE: Essa função permite que você, assinante, compartilhe com amigos e familiares o link de um conteúdo da Gazeta que poderá ser lido mesmo por quem não assina o jornal. O assinante poderá compartilhar até sete conteúdos exclusivos por dia.