China afirma que ataque dos EUA à Venezuela ‘ameaça a paz na América Latina e Caribe’

Ministério das Relações Exteriores de Pequim avaliou que o ‘comportamento hegemônico dos Estados Unidos viola gravemente o direito internacional’ bem como ‘infringe a soberania do país’  

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2026 14h49
Foto por CONNIE FRANCE / AFP Venezuelanos residentes no Peru comemoram em motocicletas com bandeiras nacionais em frente à Embaixada da Venezuela em Lima, em 3 de janeiro de 2026, após as forças americanas capturarem o líder venezuelano Nicolás Maduro. O presidente Donald Trump afirmou no sábado que as forças americanas capturaram o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, após bombardear a capital Caracas e outras cidades, em um desfecho dramático para um impasse de meses entre Trump e seu arqui-inimigo venezuelano. Venezuelanos residentes no Peru comemoram em motocicletas com bandeiras nacionais em frente à Embaixada da Venezuela em Lima

A China condenou, neste sábado (3), os ataques militares dos Estados Unidos contra a Venezuela e a captura de seu presidente Nicolás Maduro, ações que ameaçam “a paz e a segurança na América Latina e Caribe”.

“A China está profundamente chocada e condena veementemente o uso flagrante da força por parte dos Estados Unidos contra um Estado soberano e sua ação contra seu presidente”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Pequim em um comunicado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Tal comportamento hegemônico dos Estados Unidos viola gravemente o direito internacional, infringe a soberania da Venezuela e ameaça a paz e a segurança na América Latina e Caribe. A China se opõe firmemente a isto”, acrescentou.

*Com AFP