
Pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (25) mostra que a maioria dos brasileiros se identifica politicamente com a direita. Entre os entrevistados, 35% declararam aderência ao espectro da direita e 11% à centro-direita, totalizando 46% com orientação ideológica mais à direita.
No campo oposto, 22% se classificaram como de esquerda e 7% como de centro-esquerda, somando 29%. Outros 8% não souberam se posicionar.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa utilizou uma escala de 1 a 7, na qual 1 representa a posição mais à esquerda e 7, a mais à direita. Além do eixo ideológico tradicional, o instituto também avaliou o grau de identificação com os dois principais polos políticos do país.
Em uma escala de 1 a 5, onde 1 representa o bolsonarismo e 5, o petismo, 40% dos entrevistados se declararam próximos ao PT, enquanto 36% afirmaram ser apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros 18% se posicionaram no centro da escala, 6% afirmaram não apoiar nenhum dos dois e 1% não soube responder.