Deputado Nicoletti protocola indicação para fechamento imediato da fronteira com a Venezuela

A medida, segundo o parlamentar, é uma resposta necessária à grave instabilidade política e militar instaurada no país vizinho após a deposição de Nicolás Maduro

  • Por Bruno Pinheiro
  • 03/01/2026 14h44
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Nicoletti Segundo Nicoletti, a indicação visa proteger os cidadãos brasileiros, especialmente em estados como Roraima

O Deputado Federal Nicoletti (União/RR) protocolou, hoje (03), uma Indicação Legislativa que solicita ao Governo Federal o fechamento imediato e temporário da fronteira terrestre com a Venezuela. A medida, segundo o parlamentar, é uma resposta necessária à grave instabilidade política e militar instaurada no país vizinho após a deposição de Nicolás Maduro. O requerimento alerta para o perigo da entrada descontrolada de militares e grupos paramilitares em território nacional, o que poderia comprometer a integridade territorial e a soberania brasileira, assim como o ingresso de membros de organizações narcoterroristas e facções criminosas, que podem se aproveitar do caos para expandir suas operações, utilizando o Brasil como rota e refúgio.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo Nicoletti, a indicação visa proteger os cidadãos brasileiros, especialmente em estados como Roraima, da escalada da violência e da sobrecarga dos serviços públicos. “Não podemos assistir passivamente a um colapso na nossa fronteira. A defesa do Brasil e a proteção das nossas famílias vêm em primeiro lugar”, declarou o Deputado Nicoletti. “O fechamento da fronteira não é apenas uma medida de prudência, mas um ato de soberania e de tolerância zero com o crime organizado. O Estado brasileiro tem o dever de agir com firmeza para garantir a ordem e a segurança em seu território”, completou.

A Indicação Legislativa foi encaminhada à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e sugere que o Poder Executivo, por meio dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa, execute a medida com urgência.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.