A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, em audiência na Câmara dos Estados Unidos na semana passada (Foto: WILL OLIVER/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, anunciou a suspensão do programa americano de vistos de imigração por diversidade (DV-1), conhecido como loteria do green card.

A medida foi tomada depois que um imigrante português, Claudio Manuel Neves Valente, acusado de matar dois estudantes da Universidade Brown (localizada no estado de Rhode Island) e um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), foi encontrado morto.

O programa sorteia 50 mil vistos por ano para cidadãos de países com taxas de migração baixas para os Estados Unidos.

Em post no X, Noem escreveu que Valente entrou nos Estados Unidos por meio do DV-1 em 2017 e recebeu um green card, documento que concede ao imigrante o direito de viver e trabalhar permanentemente no país.

“Esse indivíduo hediondo jamais deveria ter tido permissão para entrar em nosso país”, escreveu a secretária.

“Em 2017, o presidente [Donald] Trump lutou para encerrar esse programa, após o devastador ataque com caminhão em Nova York, perpetrado por um terrorista do Estado Islâmico que entrou no país pelo programa DV-1 e assassinou oito pessoas”, disse Noem.

“Por ordem do presidente Trump, estou instruindo imediatamente o USCIS [Serviço de Cidadania e Imigração] a suspender o programa DV-1 para garantir que nenhum outro americano seja prejudicado por esse programa desastroso”, acrescentou.

Valente, de 48 anos, foi encontrado morto em um depósito no estado de New Hampshire na noite de quinta-feira (18). Autoridades dos Estados Unidos informaram que ele se matou.

Ele é o principal suspeito de um ataque a tiros na Universidade Brown no fim de semana passado, quando dois estudantes foram mortos e nove ficaram feridos, e de ter matado um professor do MIT, Nuno Loureiro, na região de Boston, dois dias depois. As motivações dos crimes ainda estão sendo investigadas.

VEJA TAMBÉM: