EUA vão retirar tarifas de alguns produtos de quatro países

Série de acordos comerciais bilaterais são estabelecidos com Argentina, Equador, El Salvador e Guatemala 

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2025 11h15 - Atualizado em 14/11/2025 11h15
EFE/EPA/SOICHIRO KORIYAMA Scott Bessent O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o país planeja alguns anúncios 'substanciais' nos próximos dias

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (13) uma série de novos acordos comerciais com quatro países da América Latina, alterando a política de tarifas generalizadas, conhecida como “tarifaço“. As nações beneficiadas são Argentina, Guatemala, Equador e El Salvador.

A medida faz parte da estratégia da administração Trump de redesenhar as relações comerciais no hemisfério, utilizando as tarifas como ferramenta de negociação bilateral. Os acordos preveem a manutenção de tarifas gerais, mas com reduções seletivas para produtos que os EUA não produzem em quantidade suficiente ou consideram essenciais. As alíquotas gerais sobre a maioria dos bens importados serão de 10% para Argentina, Guatemala e El Salvador, e de 15% para produtos do Equador.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em contrapartida, os países beneficiados se comprometeram a adotar medidas como a eliminação de taxas sobre serviços digitais de empresas americanas, a adequação de normas técnicas aos padrões dos EUA e a redução de barreiras sanitárias e burocráticas para produtos agrícolas norte-americanos. Apesar de estar em negociação com os Estados Unidos, o Brasil ficou de fora dos acordos anunciados. .

*Com informações de Eliseu Caetano

*Reportagem produzida com auxílio de IA