
Ouça este conteúdo
Inspirado na investigação realizada sobre o Papa João Paulo II durante seu processo de canonização, o suspense “Santo Subito!” começará a ser filmado na Itália e na Polônia, em 2026. Para isso, o ator Mark Ruffalo — conhecido pelo papel de Hulk em “Os Vingadores" — interpretará o “advogado do diabo” que examinou a vida do Papa para confirmá-lo como santidade.
Na vida real, a investigação foi realizada pelo padre Joseph Murolo, sacerdote americano escolhido pelo Vaticano. Agora, o diretor de cinema Bertrand Bonello promete relatar nas telas a trajetória desse investigador “moralmente complexo”. O título do filme faz referência ao grito “Santo subito!” que ecoou no funeral do Papa em 2005.
Segundo a companhia de mídia Variety, sediada nos Estados Unidos, o filme se passará após a morte do pontífice em 2 de abril de 2005 e acompanhará Murolo nas entrevistas que fez com colegas devotos, confidentes secretos do Papa e testemunhas. A descrição informa ainda que o padre navegará por um “labirinto moral” que “colocará sua própria fé à prova”.
No processo de canonização da Igreja Católica, o “advocatus diaboli”, ou advogado do diabo, é contratado para garantir uma análise rigorosa da vida, das virtudes e dos supostos milagres do candidato. Dessa forma, são procuradas todas as dúvidas e inconsistências que possam desafiar as alegações de santidade.
No entanto, em 1983, o Papa João Paulo II reformou o processo por meio da constituição apostólica Divinus Perfectionis Magister, alterando o papel do advogado do diabo, também conhecido como "promotor da fé". A ênfase passou de um modelo adversarial para outro mais focado na coleta e verificação de evidências, com a Congregação para as Causas dos Santos supervisionando o processo.
Os responsáveis pelas filmagens anunciam "Santo Subito!" como um filme espiritualmente imersivo e que promete a investigação genuína dos bastidores do mundo do Vaticano. As filmagens devem iniciar em 9 de março de 2026, em locações na Itália e na Polônia.

