
Ouça este conteúdo
Algumas fotografias entram para a história pela relevância. Certamente a foto de Nicolas Maduro capturado e preso será uma delas. A imagem foi divulgada em primeira mão pelo presidente norte-americano Donald Trump, após a operação militar que prendeu o ditador da Venezuela e sua esposa.
A foto que mostra Maduro capturado, preso, vendado, com abafador de ouvido e com uma garrafa d’água sob custódia das forças militares dos Estados Unidos. A fotografia aconteceu dentro de um navio da Marinha norte-americana, o USS Iwo Jima, segundo o próprio Donald Trump, na rede social Truth (veja foto na vertical ao fim desta matéria).
Além da foto de Maduro capturado: outras fotos históricas
Outras imagens de ditadores e esquerdistas capturados também entraram para a história, além da foto de Maduro capturado e preso.
Talvez a referência mais direta ao caso seja a de Saddam Hussein e o Exame Médico (2003). As imagens do ex-ditador iraquiano subjugado, com a barba desgrenhada, boca aberta, sendo examinado por um médico militar americano com uma lanterna. Anos depois, imagens do ditador enforcado após condenação também entraram para a história.
Benito Mussolini também é um exemplo clássico. O corpo de Mussolini, sua amante Clara Petacci e outros fascistas de cabeça para baixo em um posto de gasolina em Milão, expostos à fúria da multidão.
VEJA TAMBÉM:
Outra imagem é a do corpo do esquerdista Che Guevara (1967) sobre um tanque de lavanderia no hospital de Vallegrande, Bolívia, cercado por militares bolivianos e agentes da CIA, com os olhos abertos.
Uma foto do ditador romeno Nicolae Ceaușescu (1989) e de sua esposa sentados durante julgamento é outra que entrou para a história. O ditador governou a Romênia com punho de ferro por 24 anos.

