Governo brasileiro alerta para ‘impactos humanitários’ após ação militar dos EUA na Venezuela

Ministério dos Direitos Humanos acompanha situação na fronteira e reafirma compromisso com acolhimento de migrantes e respeito ao direito internacional

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2026 11h34
Foto por JUAN BARRETO / AFP Pessoas fazem fila do lado de fora de um supermercado em Caracas em 3 de janeiro de 2026, após as forças americanas capturarem o líder venezuelano Nicolás Maduro. O presidente Donald Trump disse no sábado que as forças americanas capturaram o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, após bombardear a capital Caracas e outras cidades, em um clímax dramático para um impasse de meses entre Trump e seu arqui-inimigo venezuelano. Pessoas fazem fila do lado de fora de um supermercado em Caracas após as forças americanas capturarem o líder venezuelano Nicolás Maduro 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) informou que acompanha os acontecimentos registrados neste sábado (3) envolvendo a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela. Em nota, a pasta ressaltou a importância da observância da Carta Internacional dos Direitos Humanos e dos princípios fundamentais do direito internacional diante do agravamento da crise regional.

O MDHC alertou para os possíveis impactos humanitários do conflito e afirmou que monitora de forma permanente a situação na região de fronteira, destacando o compromisso do Estado brasileiro com ações humanitárias, de acolhimento e de proteção aos direitos das pessoas migrantes e refugiadas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo o ministério, as equipes permanecem disponíveis para atuar, dentro de suas competências, diante de eventuais desdobramentos de natureza humanitária decorrentes da escalada de tensão na Venezuela.