eua operação
O secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, ao lado de Trump durante reunião de gabinete na Casa Branca: militares americanos expandem campanha contra o narcotráfico (Foto: SAMUEL CORUM/EFE/EPA/POOL)

Ouça este conteúdo

O secretário da Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta quinta-feira (13) a chamada Operação Southern Spear (Lança do Sul), uma ofensiva militar lançada sob ordem do presidente Donald Trump para combater o narcotráfico e o terrorismo transnacional na América Latina.

Segundo Hegseth, a missão, que será conduzida pelo Comando Sul dos EUA (Southcom), tem como objetivo “defender o território americano, eliminar narcoterroristas do nosso hemisfério e proteger nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo”. O secretário, no entanto, não detalhou como as ofensivas militares serão executadas nem quais países estarão diretamente envolvidos nas operações.

A operação marca uma ampliação das ações militares dos Estados Unidos na região, onde os americanos já mobilizam cerca de 12 mil marinheiros e fuzileiros navais e quase uma dúzia de navios de guerra, incluindo o gigante porta-aviões USS Gerald R. Ford, o mais importante dos EUA, que chegou recentemente ao Caribe para reforçar as operações.

Segundo a Associated Press, a campanha militar dos EUA em curso na América Latina já resultou em pelo menos 19 ataques contra embarcações ligadas ao tráfico de drogas, que deixaram ao menos 76 mortos.

“O Hemisfério Ocidental é a vizinhança da América - e nós o protegeremos”, afirmou o secretário Hegseth durante seu anúncio no X.

De acordo com a Newsweek, anúncio feito nesta quinta ocorre após uma reunião na Casa Branca, nesta quarta-feira (12), na qual Trump recebeu novas opções militares sobre possíveis operações dentro do território da Venezuela, onde o regime do ditador Nicolás Maduro é acusado de facilitar o narcotráfico.

VEJA TAMBÉM: