Lula assina decreto para acabar com oligopólio com o VR do trabalhador: ‘Vai aumentar a concorrência’

Evento foi fechado no Palácio da Alvorada, de onde o presidente despacha nesta terça (11)

  • Por Jovem Pan
  • 11/11/2025 19h26
Ricardo Stuckert/PR Lula 15.10.2025 – Cerimônia de Comemoração pelo Dia dos Professores e de anúncios relativos ao Programa Mais Professores para o Brasil Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de comemoração pelo Dia dos Professores e de anúncios relativos ao Programa Mais Professores para o Brasil. Arena Carioca 2, Parque Olímpico – Rio de Janeiro (RJ)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “oligopólio” o mercado dos operadores de vale refeição e alimentação e assinou, nesta terça-feira (11), um decreto de regulamentação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que vai acabar com essa concentração. “Acabo de assinar o decreto que vai acabar com o oligopólio de poucas empresas com o vale refeição do trabalhador”, disse o presidente durante a assinatura do decreto, como mostra vídeo publicado nas redes sociais.

“As quatro grandes empresas que têm o verdadeiro oligopólio são contra isso aqui, mas tem do outro lado as outras empresas menores que estão totalmente apoiando o que nós estamos fazendo, porque vai aumentar a concorrência. Ao acabar com o oligopólio, essas empresas vão poder participar ativamente, dando transparência, dando concorrência para beneficiar o pequeno restaurante”, declarou o ministro.

O evento foi fechado no Palácio da Alvorada, de onde o presidente despacha nesta terça. Contou com a presença de poucas pessoas: os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, além do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi.

*Com informações do Estadão Conteúdo