Michelle anuncia fim da cirurgia de Jair Bolsonaro para tratar crises de soluço

Ex-presidente tinha siso submetido a uma segunda operação nesta segunda-feira (29) para tratar um ‘bloqueio anestésico do nervo frênico’

  • Por Sarah Américo
  • 29/12/2025 16h32 - Atualizado em 29/12/2025 16h33
PABLO PORCIUNCULA / AFP Bolsonaro Former Brazilian President (2019-2022) Jair Bolsonaro leaves the DF Star hospital in Brasilia on September 14, 2025, after undergoing a series of medical examinations, as he remains under house arrest. Brazil's Supreme Court on September 11 sentenced firebrand ex-president Jair Bolsonaro to 27 years in prison for coup plotting at the end of a landmark trial that divided the nation and drew US fury. (Photo by Pablo PORCIUNCULA / AFP)

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, usou as redes sociais nesta segunda-feira (29) para informar o fim da cirurgia do ex-presidente, Jair Bolsonaro. “Procedimento finalizado, Graças a Deus, agora aguardamos ele subir para o quarto”, escreveu Michelle. Mais cedo, ela havia informado que o ex-mandatário tinha ido para o “centro cirúrgico para realizar o segundo procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico”.

Bolsonaro por um novo procedimento nesta segunda. No sábado (27), ele já tinha sido submetido a um tratamento cirúrgico para tratar a crise de soluços, dois dias após ser submetido a uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília. No domingo (28), Michelle havia informado que Bolsonaro não tinha tido uma noite boa. “Apresentou uma nova crise de soluços, iniciada por volta das 23h, que permaneceu até às 11h20 a manhã sem pausas, o que lhe causou grande exaustão e elevação da pressão arterial”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Condenado a 27 anos e três meses de prisão, Bolsonaro estava detido em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Após perícia médica, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a internação para a realização da cirurgia.

O que é hérnia inguinal bilateral e como é a cirurgia

A hérnia acontece quando há uma frouxidão ou abertura na parede abdominal/pélvica que permite o extravasamento de alças do intestino ou de outros tecidos por meio dessa abertura. O quadro leva à formação de um caroço e pode trazer dor e desconforto, em especial durante esforço físico. Quando esse extravasamento ocorre na região da virilha, a hérnia é chamada de inguinal. Ela é considerada bilateral quando atinge a virilha direita e a esquerda simultaneamente.