Corredor logístico terá 54,81 quilômetros de extensão. (Foto: Ilustração/DER-PR)

A duplicação de um trecho de 54,81 km da rodovia PRC-272, no Vale do Ivaí, vai criar um corredor logístico de concreto para o Paraná. O projeto visa modernizar a ligação entre Mauá da Serra e Lidianópolis, aumentando a segurança e a fluidez do escoamento da produção agrícola.

Qual é a principal mudança na rodovia?

A pista será totalmente restaurada com pavimento de concreto, uma técnica que consiste em aplicar uma nova camada rígida sobre o asfalto antigo, aumentando a durabilidade. Além disso, o projeto inclui a implantação de 31,7 km de faixas adicionais, principalmente em trechos de subida, além de acostamentos e novos viadutos para dar mais segurança e fluidez ao tráfego.

Por que essa obra é considerada estratégica?

Porque ela conecta importantes rodovias (BR-376 e PRC-466) e integra um corredor que escoa a safra do norte, noroeste e centro-sul paranaense. A intervenção também vai corrigir curvas perigosas e subidas íngremes, pontos críticos que hoje causam acidentes e lentidão, especialmente para os caminhões que transportam a produção agrícola da região.

Quais os benefícios de usar concreto no pavimento?

O pavimento de concreto tem vida útil estimada em 30 anos, muito superior ao asfalto comum. Isso significa custos de manutenção mais baixos a longo prazo e menos interrupções na via para reparos. Para os transportadores, a durabilidade se traduz em economia, pois reduz o desgaste dos veículos e os atrasos no transporte de cargas.

Como o tráfego será afetado durante a execução?

A circulação de veículos será mantida, sem bloqueios totais. Será adotado o sistema de "pare-e-siga", no qual o trânsito flui alternadamente em uma das pistas enquanto a outra está em obras. A estratégia visa minimizar os transtornos, especialmente nos períodos de safra, quando o movimento de caminhões é mais intenso na região.

A obra na PRC-272 é um projeto isolado?

Não. Ela faz parte de um plano amplo de investimentos no Vale do Ivaí e na região Central, que já ultrapassa R$ 2 bilhões. O objetivo é criar uma malha rodoviária moderna e unificada, com pavimento de concreto e conectada a outras rodovias federais, preparando o estado para o aumento do tráfego e fortalecendo a competitividade do agronegócio.

Este conteúdo foi gerado com inteligência artificial. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema consulte a reportagem a seguir.

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