Os reais objetivos de Trump
A partir de agora começam os desafios da troca de regime
Conforme o esperado, o exército dos EUA, sob autorização de Donald Trump, capturou Nicolás Maduro. Com isso, o presidente dos EUA inicia seu objetivo de troca de regime.
A captura de Maduro pouco tem a ver com tráfico de drogas. Como já escrito nesta coluna, o grande problema de drogas americanos é o fentanil, vindo do México. Além disso, a Venezuela não se encontra nem entre os maiores exportadores de cocaína para os EUA. Evidentemente, a “guerra às drogas” foi o pretexto que Trump e os neocons arrumaram para justificar a operação no país latino, atendendo aos interesses do deep state e das indústrias de petróleo.
A partir de agora começam os desafios da troca de regime. Como diz quela máxima: entrar é fácil, difícil é sair. De fato, historicamente, a deposição de líderes não é o maior dos obstáculos, mas a dificuldade está no período de transição, na formação de um novo governo.
No Iraque, por exemplo, os EUA capturaram Sadam Husseim, mas o país se tornou um caos sob a nova administração, como formação de milícias armadas e surgimento do grupo terroristas – ISIS – Estado Islâmico.
Resta saber se a transição de um novo governo na Venezuela ocorrerá de maneira pacífica, ou terá instabilidade política, conflito civil armado como ocorreu no Iraque.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.