Pesquisa revela que apenas 1 em cada 10 estudantes brasileiros sabe o que é COP30
Levantamento foi realizado pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), em parceria com o Equidade.Info, e envolveu 3.127 alunos, 372 professores e 210 gestores de 198 escolas públicas e privadas de todo o Brasil
Enquanto representantes de 194 países discutem soluções para as mudanças climáticas na COP30, em Belém, uma pesquisa revela que apenas um em cada dez estudantes brasileiros até o ensino médio sabe o que é o evento. O levantamento foi realizado pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), em parceria com o Equidade.Info, e envolveu 3.127 alunos, 372 professores e 210 gestores de 198 escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os resultados mostram que, embora 70% dos estudantes afirmem já ter ouvido falar em mudanças climáticas, apenas um terço consegue explicar o que o termo significa, enquanto outro terço admite desconhecer completamente o tema.
O levantamento também destaca um contraste significativo entre as redes de ensino pública e privada. Na rede privada, o número de alunos que conhece a COP30 quadruplica em comparação à rede pública. O estudo revela ainda que, apesar de uma maioria (mais de 70%) dos estudantes afirmar ter vivenciado dias de calor extremo no último ano, 64% deles consideram que a escola oferece pouca ou nenhuma preparação para lidar com as consequências dessas mudanças. Entre os professores, a percepção é ainda mais crítica: 69% acreditam que as escolas não estão adequadamente equipando os alunos para enfrentar os efeitos do aquecimento global.
A pesquisa também mostra diferenças regionais significativas. O Norte, onde ocorre a COP30, é a região com maior nível de conhecimento entre os estudantes sobre o evento, com 27% dos alunos informados sobre a conferência. No entanto, no Nordeste, o conhecimento é bem mais baixo, com apenas 4% dos alunos e 52% dos professores sabendo o que é a COP30. Esses dados indicam uma falta de conscientização e preparação nas escolas brasileiras em relação às mudanças climáticas, especialmente em um momento crucial em que o Brasil sedia um dos maiores eventos internacionais sobre o tema. A pesquisa aponta para a necessidade urgente de melhorar a educação ambiental no país, a fim de preparar melhor as futuras gerações para os desafios do aquecimento global.
*Com informações do Estadão Conteúdo
