Por que deixar o CPF e abrir CNPJ? A Contabilizei explica
Conseguir aumentar a renda, realizar a emissão de nota fiscal e ter credibilidade no mercado são motivos para você abrir o seu CNPJ com a Contabilizei
Trabalhar como autônomo é a realidade de muitos brasileiros e pode parecer o caminho mais simples para quem não tem uma renda estável. Só que essa simplicidade tem um prazo de validade. O CPF não consegue dar conta de algumas limitações. Nesse caso, abrir um CNPJ se torna uma estratégia que deve ficar nas mãos de uma empresa de contabilidade, como a Contabilizei, que consiga atender a evolução do profissional. As barreiras encontradas por quem ainda se mantém no CPF geram impactos tanto na renda quanto na credibilidade. Algumas delas são:
- Restrição de clientes: grandes empresas preferem ou exigem a contratação de Pessoa Jurídica (CNPJ) para emissão de nota fiscal;
- Acesso a crédito: bancos facilitam empréstimos e financiamentos para empresas com histórico formalizado;
- Limites de plataformas: algumas plataformas de serviços ou marketplaces pedem regularização para liberar faturamento maior.
Com a Contabilizei, o profissional se formaliza como CNPJ e ultrapassa essas limitações que impedem o crescimento da empresa e da renda.
Por que vale a pena migrar de CPF para CNPJ?
Abrir um CNPJ é mais do que mera formalização. O profissional amplia presença no mercado. A formalização oferece vantagens como:
- Economia tributária: em cenários nos quais o faturamento cresce, atuar como Pessoa Jurídica permite um enquadramento fiscal mais vantajoso (como Simples Nacional ou Lucro Presumido), resultando na possibilidade de pagamento de menos imposto quando comparado a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (que pode chegar a 27,5%);
- Melhores contratos: diversas empresas exigem ou priorizam a contratação de profissionais que possam emitir nota fiscal (NF), o que só é possível com CNPJ;
- Segurança jurídica: a estrutura legal do CNPJ oferece maior proteção ao patrimônio pessoal, dependendo do tipo de empresa escolhida.
- Crédito e financiamento facilitados: bancos e instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para quem é PJ. As taxas e condições geralmente são melhores para investimentos no negócio.
- Profissionalização e credibilidade: ter um CNPJ aumenta a credibilidade no mercado. O profissional garante uma posição mais sólida diante de clientes e parceiros.
- Organização financeira: a formalização faz com que o profissional seja obrigado a separar as finanças pessoais das empresariais, o que é fundamental para ter controle, previsibilidade e planejamento de longo prazo.
Para que todas as vantagens do CNPJ sejam aproveitadas, o profissional deve contar uma contabilidade que facilite o seu dia a dia. A Contabilizei realiza a transição do CPF para o CNPJ, emite notas fiscais, realiza cálculos de impostos e muito mais.
PJ paga mais imposto?
Um dos maiores receios de quem ainda não abriu um CNPJ é pagar mais impostos. É preciso desmistificar essa crença de que o PJ vai pagar mais. Em muitos casos, quem atua como Pessoa Física paga proporcionalmente mais imposto do que pagaria como empresa. E por que isso acontece? Porque a tributação como PF atinge alíquotas elevadas (podendo chegar a 27,5% na tabela de IR), sem muitas deduções.
Já com o CNPJ, o profissional pode escolher o Regime Tributário mais adequado (como Simples Nacional ou Lucro Presumido), permitindo um planejamento fiscal que otimiza o pagamento de impostos. Para economizar, o mais importante aqui é realizar o enquadramento correto. Nesse momento é importante contar com ajuda profissional. A Contabilizei realiza o enquadramento de profissionais e empresas, indicando:
- Tipo de empresa: se Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte(EPP);
- Regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real;
- Classificação das atividades (CNAE).
Com tecnologia, atendimento personalizado e humanizado, a Contabilizei simplifica todo esse processo.
Quer realizar a abertura do CNPJ com a Contabilizei?
A Contabilizei oferece orientação gratuita e personalizada para quem deseja abrir o CNPJ. O que o profissional vai saber:
- Se o faturamento justifica a abertura do CNPJ;
- Qual o modelo de empresa mais vantajoso para a sua atividade;
- Quanto será economizado em impostos.
Além da orientação, a Contabilizei oferece uma plataforma intuitiva e um time de especialistas para cuidar de todas as obrigações contábeis. O profissional acompanha tudo online.
Milhares de pessoas já escolheram a Contabilizei, reconhecendo a sua eficiência e demonstrando confiança nas plataformas de avaliações. No Reclame Aqui, a Contabilizei tem nota 8,6 de 10, Selo RA 1000, concedido às empresas que realizam atendimento com excelência, e foi vencedora do Prêmio RA 2025 na categoria Contabilidade.
No Google Meu Negócio, a nota é 4,7 de 5, provando que os profissionais podem confiar na maior empresa de contabilidade do Brasil.
Agende uma conversa agora com a Contabilizei e veja como começar do jeito certo.
Este é um conteúdo patrocinado e não reflete necessariamente a opinião da Jovem Pan.