Primeiro ciclone de 2026 atinge centro-sul do país; leia estados afetados

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul vão sentir os efeitos do fenômeno

  • Por Camila Yunes
  • 09/01/2026 19h37
Leandro Osório/Ato Press/Estadão Conteúdo Um ciclone extratropical chegou ao Rio Grande do Sul e trouxe ventos fortes, frio e chuva à cidade de Venâncio Aires O Rio Grande do Sul deve ser o mais atingido pelo 1º ciclone do ano

O primeiro ciclone registrado em 2026 atingirá cinco estados da região centro-sul do Brasil a partir desta sexta-feira (9). O Rio Grande do Sul deve ser o mais atingido. Meteorologistas alertam para possibilidade de transtornos, no entanto, ponderam que este ciclone não será tão forte.

A baixa pressão atmosférica entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul dará origem a um ciclone extratropical. O sistema deverá estar completamente formado no sábado. Mas os efeitos da baixa pressão já são perceptíveis pela população gaúcha nesta sexta. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho de grande perigo para o oeste do estado.

A Climatempo diz que o fenômeno provocará rajadas de vento intensas. O Rio Grande do Sul deve registrar ventos de até 100km/h, queda de granizo e volume de chuva de até 100mm em apenas 6 horas.

Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul também estão no caminho do ciclone. No domingo, o sistema já estará se deslocando em alto mar.

Enquanto a baixa pressão alimenta as instabilidades no sul, uma alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em boa parte do sudeste. O destaque é o Rio de Janeiro. A Climatempo prevê temperaturas elevadas neste final de semana. No domingo a máxima pode chegar a 40°C. Se for confirmada, a capital fluminense será a primeira capital brasileira a registrar 40°C em 2026.