Derrite altera relatório e propõe marco legal contra facções; governo comemora recuo
Na terceira versão do relatório, Derrite exclui pontos polêmicos e propõe a criação do "Marco Legal do Combate ao Crime Organizado". (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Após críticas e conflitos, o deputado Guilherme Derrite, relator do projeto de lei antifacção, recuou e desistiu de equilibrar facções criminosas ao terrorismo. O objetivo, segundo ele, foi encerrar o conflito de competências sobre a atuação da Polícia Federal e viabilizar a aprovação da proposta. O novo texto prevê a criação de um marco legal contra facções.

Investigação da “Vaza Jato”. Uma pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) pediu ao ministro Alexandre de Moraes que o STF investigue os autores da “Vaza Toga”.

100 dias de prisão. O ex-presidente Jair Bolsonaro completou nesta terça (11) 100 dias de prisão domiciliar. Nesse período perdeu força política e viu a direita mergulhar em uma crise.

Política, Economia e Mundo

Tributação (ineficaz) de fortunas. O STF determinou na semana passada que o Congresso regulamente o imposto sobre grandes fortunas. Entenda por que esse tributo é ineficaz, pune o sucesso e afasta investimentos.

Distorções sobre o aborto. O projeto, aprovado pela Câmara, que inibe a facilitação de abortos foi apelidado pela esquerda de “PDL da pedofilia”. É a forma usada para distorcer o debate sobre o tema.

Giro pelo mundo. Os EUA anunciaram a chegada à América Latina do maior porta-aviões do mundo. Veja como Javier Milei quer transformar a Argentina em uma potência na produção de cobre.

Opinião da Gazeta

Tagliaferro réu é surrealismo jurídico para calar delatores. A Primeira Turma da corte tornou réu o perito Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE, que responderá por uma série de crimes. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Em um país normal, as denúncias de Tagliaferro seriam investigadas. Em vez disso, o único investigado, denunciado e acusado é aquele que expôs o esquema abusivo, enquanto o escândalo é convenientemente abafado.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

PEC 27/24. Fundo Racial pode repassar verba de mais R$ 20 bilhões para financiar ONGs apoiadas pela esquerda

Avenida na floresta. Como surgiu o projeto da ‘estrada dos ambientalistas’ usada por Trump para criticar a COP 30

Tragédia climática. Tornado em 1959 deixou dezenas de mortos na divisa do Paraná e Santa Catarina

Reação orwelliana. BBC investiga apresentadora por dizer o óbvio: mulheres engravidam

Colunas e artigos

Antissemitismo na direita. Não é apenas na esquerda que o antissemitismo tem ganhado espaço. Artigo de Victor Davis Hanson mostra que esse também é um problema a ser enfrentado na direita.

Polzonoff diz qual é o maior inimigo da direita.

Marcio Antonio Campos mostra como, entre Trump e o vigário de Cristo, os “católicos MAGA” fizeram sua escolha.

Para inspirar e alegrar

Onde mais se casa no Brasil? Dados do IBGE mostraram recentemente que as uniões consensuais superaram os casamentos formais no Brasil. Mas existe um estado que mantém a tradição do “sim”. Saiba qual é.