Santa Catarina terá a primeira escola bombeiro cívico do Brasil, no município de Indaial.
Escola municipal tem capacidade para 600 alunos, que vão aprender lições de primeiros socorros, prevenção de incêndios e segurança. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Indaial)

Ouça este conteúdo

A prefeitura do município catarinense de Indaial, localizado no Vale do Itajaí, abriu inscrições para a instalação da primeira escola bombeiro cívico do Brasil. Alunos do 1º ao 9º ano terão aulas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, além de lições básicas de primeiros socorros, prevenção de incêndios e segurança, em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial.

O projeto da prefeitura de Indaial chegou a ser barrado pela Câmara de Vereadores na primeira votação, mas foi aprovado em sessão extraordinária da Casa, na última semana. Os cinco dos 13 parlamentares que votaram contra alegaram que o projeto precisava ser melhor detalhado para que o Ministério Público não interferisse posteriormente, prejudicando pais e alunos com interrupção das aulas, por exemplo.

Os vereadores favoráveis explicaram que a urgência da votação se devia pela proximidade do início do próximo ano letivo. Após consulta ao próprio Ministério Público, o texto foi aprovado.

"Este projeto é um orgulho para Indaial. Representa a união entre educação e valores humanos, preparando nossos jovens não apenas para o futuro profissional, mas também para a vida em comunidade", destacou o prefeito Silvio César da Silva (PL).

Tão logo o projeto foi sancionado pelo Executivo local, a prefeitura abriu matrículas, na quarta-feira (12), para estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º), que vão estudar em tempo integral, e dos anos finais, em jornada parcial.

A Escola Municipal Bombeiro Cívico Helga Ittner tem área de 4 mil m², com capacidade de atender 600 alunos. Para a instalação, foram criados 11 cargos em comissão a ser composto pelo Corpo Disciplinar Bombeiro, com remuneração que varia de R$ 4.611,79 a R$ 5.977,36. Os profissionais devem possuir formação específica certificada pelos Bombeiros Voluntários de Indaial.

Caberá ao corpo disciplinar da escola conduzir solenidades cívicas diárias, mediar conflitos, acompanhar a rotina e oferecer formação básica em primeiros socorros e prevenção de incêndios. O objetivo, segundo a prefeitura de Indaial, é promover a formação integral, desenvolvendo o respeito, solidariedade, civismo e responsabilidade entre os jovens.

"A Escola Bombeiro Cívico alia conhecimento, disciplina e cidadania. É um projeto que transforma e fortalece ainda mais a rede municipal de ensino", disse o secretário de Educação Municipal, Manoel Bandeira.

VEJA TAMBÉM: