Santos anuncia o retorno de Gabigol após oito anos

Chegada do atacante ocorre logo após Peixe o assegurar a permanência de outro ídolo, Neymar, também até o fim de 2026

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2026 11h33 - Atualizado em 03/01/2026 11h34
Reprodução/X/@SantosFC Gabigol Gabigol retorna ao clube que o criou a fim de voltar a brilhar após uma temporada em que caiu em descrédito no Cruzeiro

Gabriel Barbosa, o Gabigol, está de volta ao Santos. O clube alvinegro anunciou, na manhã deste sábado, a chegada do atacante de 29 anos em vídeo publicado nas redes sociais. O jogador foi contratado por empréstimo do Cruzeiro até o fim da temporada. “Menino da Vila, santista e cruel”, diz o jogador na publicação, em referência a um canto criado pelos torcedores santistas para ele. O vídeo mostra gols do jogador pelo Santos e pela seleção brasileira. “Você está em casa, Gabigol. Bem-vindo de volta!”, diz a legenda da publicação. “Predestinado a ser feliz no clube em que foi criado”, acrescenta.

Gabigol retorna ao clube que o criou a fim de voltar a brilhar após uma temporada em que caiu em descrédito no Cruzeiro. Contratado como estrela pelo clube mineiro no início do ano passado, ele passou boa parte da temporada no banco e marcou 13 em 49 jogos. A relação com o time de Belo Horizonte se deteriorou de vez ao perder o pênalti que eliminou o time celeste da Copa do Brasil, na semifinal, diante do Corinthians. A chegada do técnico Tite, com quem não tem bom relacionamento, minou sua continuidade em Minas Gerais.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Menino da Vila formado nas categorias de base do Santos, onde chegou com apenas 10 anos, Gabigol defendeu o clube até 2016, quando foi negociado com a Inter de Milão, e retornou por empréstimo em 2018. Sem alcançar o sucesso na Europa, ele voltou ao Brasil para defender o Flamengo e, com gols decisivos, virou ídolo da torcida rubro-negra, conquistando títulos importantes como o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.

A chegada de Gabigol ocorre logo após o Santos assegurar a permanência de outro ídolo, Neymar, também até o fim de 2026 – eles jogaram juntos uma única vez. A dupla sonha em reeditar o bom futebol ainda no primeiro semestre para chamar a atenção do técnico Carlo Ancelotti e integrar a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo deste ano.

Gabigol disputou 210 jogos pelo Santos, com 84 gols e 13 assistências, sendo artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2018, com 18 gols, três vezes goleador da Copa do Brasil, além de conquistar dois Paulistas, em 2015 e 2016.

*Com informações dos Estados Unidos