Temporal desabriga 74 no litoral de SP; tromba d’água assusta banhistas em Paraty
Defesa Civil mantém alerta para deslizamentos na Baixada Santista e Litoral Norte; no RJ, meteorologista explica fenômeno que formou coluna de água no mar
Um temporal no litoral de São Paulo deixou ao menos 74 pessoas desabrigadas neste domingo (4), principalmente nas cidades de Ubatuba, Mongaguá e Cubatão. A Defesa Civil estadual informou que o alerta para novos alagamentos e deslizamentos continua na Baixada Santista e no Litoral Norte.
O órgão disse realizar monitoramento contínuo e manter equipes mobilizadas nas ruas, além de ter enviado botes para todos os municípios afetados. No Rio de Janeiro, banhistas da praia de Martim de Sá, em Paraty, se assustaram com a formação de uma tromba d’água, no domingo. Um dos vídeos nas redes sociais capta a movimentação de uma espécie de coluna úmida entre água e as nuvens, levantando a água do mar (veja mais abaixo).
A tromba d’água é um tornado que se forma sobre grandes corpos d’água, como rios, represas, lagos, mares e oceanos. A explicação foi dada por Mariana Pallotta, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante entrevista à Rádio Eldorado nesta segunda-feira (5). Segundo ela, apesar de assustador, esse fenômeno se concentra no mar e não avança para a praia.
Um fenômeno atmosférico chamou a atenção na manhã deste domingo (4), na praia de Martinho de Sá, em Paraty (RJ). Uma tromba d’água se formou sobre o mar e foi registrada em vídeo, que rapidamente passou a circular nas redes sociais.
Segundo a Prefeitura de Paraty, a tromba… pic.twitter.com/r1fNV2x5Tp
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) January 4, 2026
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert

