Tremembé deixa de ser ‘presídio dos famosos’ e vira unidade semiaberta

A mudança faz parte de uma reestruturação promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo

  • Por David de Tarso
  • 08/01/2026 09h31
Divulgação/SAP Penitenciário de Tremembé Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo abrigava criminosos que ganharam repercussão nacional

A Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, conhecida por abrigar detentos envolvidos em crimes de grande repercussão, está passando por uma mudança de perfil. A unidade, chamada formalmente de Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado”, deixará de ser um presídio fechado e passará a operar como regime semiaberto.

A mudança faz parte de uma reestruturação promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo. Com isso, presos que ficaram conhecidos nacionalmente e que estavam custodiados em Tremembé estão sendo transferidos para outras unidades prisionais do estado.

Entre os nomes realocados está o ex-jogador Robinho, condenado na Itália por estupro. Ele foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira em novembro de 2025, após permanecer em Tremembé desde março de 2024.

Outro caso de repercussão, o de Fernando Sastre de Andrade Filho — motorista do Porsche envolvido em um acidente fatal na zona oeste de São Paulo — também resultou em transferência. Sastre deixou Tremembé no fim do ano passado e foi levado à Penitenciária 2 de Potim, a cerca de 50 km da unidade anterior.

O empresário Tiago Brennand, condenado a mais de 20 anos de prisão por crimes como estupro e violência contra mulheres, também foi retirado da P2 de Tremembé. Ele agora cumpre pena na Penitenciária 1 de Guarulhos, na região metropolitana da capital.

O hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como “hacker de Araraquara” e investigado por invadir sistemas do Judiciário, também foi transferido de Tremembé para a Potim II, assim como Roger Abdelmassih, ex-médico condenado por uma série de estupros contra pacientes.

As transferências foram confirmadas pela Polícia Penal e fazem parte da readequação promovida pela SAP. Com a mudança, a histórica Penitenciária de Tremembé deixará de concentrar presos famosos e passará a receber internos do regime semiaberto.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.