Trump e Petro conversam por telefone e planejam encontro ‘em breve’ na Casa Branca

Conversa aconteceu nesta quarta-feira (7) em meio às tensões entre Estados Unidos e Colômbia

  • Por Sarah Américo
  • 07/01/2026 22h33
EFE/EPA/SHAWN THEW E NATHALIA ANGARITA/REUTERS Donald Trump acusa o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de tolerar a produção de drogas Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Gustavo Petro, líder colombiano

Depois e intensas trocas de fartas e ameaças que tem acontecido desde sábado (3) quando o governo dos Estados Unidos capturou Nicolás Maduro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder colombiano, Gustavo Petro, conversaram nesta quarta-feira (7) por telefone.

“Foi uma grande honra conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que telefonou para explicar a situação das drogas e outras divergências que temos tido”, comentou Trump em publicação na Truth Social, agradecendo o tom do colombiano, o qual disse que espera encontrar em breve. O local, já informado pelo republicano, será a Casa Branca, em Washington.

“Negociações estão sendo feitas entre o Secretário de Estado dos Estados Unidos e o ministro do Exterior da Colômbia”, informou Trump.

Em meio ao aumento da tensão entre os presidentes e os países e a ameaça de intervenção militar dos Estados Unidos, centenas de colombianos foram às de várias cidades do país para manifestar pró-Colômbia. Sob o lema “livre e soberana”, os manifestantes fizeram atos em Bogotá, Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Ibagué, Medellín, Popayán, Riohacha, Santa Marta e Villavicencio. No domingo (4), Trump disse, em entrevista a bordo do Air Force One, que lhe soava “bem” uma operação na Colômbia semelhante à feita na Venezuela, e disse que Petro não “ficaria lá por muito tempo”.

A crise entre Trump e Petro começou logo após o republicado assumir o poder em 2025, quando presidente da Colômbia impediu a chegada de voos oriundos dos Estados Unidos com imigrantes deportados. Em resposta, Washington anunciou que iria sancionar o país.