Vieira afirmou que novo encontro com Marco Rubio foi positivo. (Foto: JIM LO SCALZO / EFE)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniram novamente em Washington. Segundo o brasileiro, o encontro, que durou 50 minutos, foi “muito positivo”, mesma avaliação que fez dos outros encontros.

De acordo com Vieira, nesta ocasião ainda não foi alcançado nenhum esboço de acordo. O Brasil afirmou ter encaminhado uma proposta e o diplomata afirmou acreditar que se chegará a uma solução "até o final do mês".

VEJA TAMBÉM:

Em coletiva de imprensa, ao ser questionado sobre qual teria sido a reação do governo americano à proposta brasileira, o chanceler desconversou. "À proposta que foi apresentada eu tenho que esperar que eles (os americanos) reajam."

Na última reunião, no Canadá, Mauro Vieira informou que o Brasil encaminhou, no último dia 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, após reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países.

O chanceler ressaltou a importância de avançar nas tratativas, conforme orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que trataram do tema durante encontro recente na Malásia.