Bolsonaro segue em cuidados pós-operatórios, diz boletim médico
Bolsonaro segue recebendo cuidados pós-operatórios após novo procedimento por crise de soluços. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A equipe médica de Jair Bolsonaro (PL) informou, no início da noite desta terça-feira (30), que o ex-presidente segue recebendo cuidados pós-operatórios e passará por uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31) para avaliação do refluxo gastroesofágico.

Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico nesta tarde para realizar uma “complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais” após ter uma crise de soluços. A intervenção foi anunciada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) nas redes sociais.

"Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã, que não cessaram até o momento. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico", disse Michelle por volta das 14h.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o novo boletim médico, Bolsonaro está fazendo fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno — em razão da apneia do sono grave — e medidas preventivas para trombose.

O boletim é assinado pelos médicos Claudio Birolini (cirurgião geral), Leandro Echenique (cardiologista), Brasil Caiado (cardiologista), Mateus Saldanha (radiologista intervencionista), Lauro Bogniotti (anestesiologista) e Allisson B. Barcelos Borges (diretor-geral do hospital).

Bolsonaro está internado desde a véspera do Natal no Hospital DF Star, em Brasília. No último dia 25, ele foi submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral.

Dois dias depois, ele passou pelo procedimento de bloqueio anestésico do lado esquerdo do nervo frênico, que controla a atividade do diafragma. Nesta segunda (29), a intervenção foi feita no lado esquerdo do nervo.

Depois do procedimento desta segunda, a equipe médica chegou a afirmar que, se não houvesse nenhuma intercorrência, Bolsonaro poderia ter alta na próxima quinta-feira (1º). No entanto, ainda não há confirmação sobre a data da alta hospitalar.

VEJA TAMBÉM: