Conta de luz mais barata: Aneel anuncia bandeira verde para janeiro
A agência informou que o volume de chuvas registrado em novembro e dezembro contribuiu para elevar o nível dos reservatórios
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde. Ou seja, não terá custo extra na conta de energia elétrica do primeiro mês do ano.
A agência reguladora informou que o volume de chuvas registrado em novembro e dezembro contribuiu para a elevação do nível dos reservatários das usinas. “Não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, disse a Aneel.
Para dezembro, a agência estipulou bandeira tarifária amarela. Isso significa que, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido, foi gerado uma cobrança extra de R$ 1,88. No mês anterior, estava vigente a categoria vermelha patamar 1, que resultou em custo adicional de R$ 4,46 a cada 100kWh.
Criado em 2015, o mecanismo de bandeiras tarifárias indica ao consumidor o custo real de energia no Brasil. O sistema considera a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração, como termelétricas. Quando a produção de energia fica mais cara, há a cobrança extra.