
Ouça este conteúdo
A Copel está investindo R$ 13,1 milhões para reforçar o sistema elétrico no litoral do Paraná durante a temporada de verão e, assim, evitar interrupções no fornecimento de energia à população local e aos turistas no período do ano com maior demanda.
Nessa época, entre o fim do ano e o carnaval, o aumento no número de pessoas nas praias do estado chega a ser de 300% e tende a sobrecarregar o sistema da companhia. O alto consumo de energia está associado principalmente ao uso de climatizadores e o maior movimento geral no comércio, residências e eventos.
De acordo com a Copel, a carga máxima de energia consumida no último verão no litoral do Paraná foi de 227 megawatts (MW), o que é quase seis vezes maior do que em meses fora da temporada, quando o consumo padrão fica em torno de 40 MW. Essa diferença exige da companhia uma atuação mais direta para garantir a tranquilidade de quem está nas praias do estado nessa época.
“O Plano Verão existe na Copel há mais de 15 anos. Ano a ano ele é aprimorado, aperfeiçoado, sempre com lições aprendidas. Ele consiste em ter ações de várias áreas da Copel, desde atendimento comercial até atendimento de manutenção, subestações e linhas”, explica a gerente executiva da região Metropolitana Curitiba Sul e Litoral da Copel, Suzane Fritzen Puchta.
Nesse plano estão a inspeção de redes de baixa tensão e 250 quilômetros de linhas de distribuição de alta tensão. Nas redes de baixa tensão também foram feitas blindagens para melhorar a proteção contra raios e outras interferências — esses investimentos foram direcionados para Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Além disso, a Copel realizou a poda de 47 mil árvores do litoral para evitar o contato da vegetação com a rede elétrica e, consequentemente, reduzir a chance de desligamento em dias de vento e chuva.
Investimento em infraestrutura e atendimento da Copel no litoral
Na parte de infraestrutura, a Copel está levando para o litoral duas subestações móveis para incrementar a potência em 42%. Essas estruturas podem ser deslocadas e têm a capacidade de atender a uma demanda de 30 mil unidades consumidoras.
Do que é fixo, a Copel conta com sete subestações de distribuição de energia, sendo três subestações de 138 mil Volts em Guaratuba, Matinhos e Praia de Leste e outras quatro de 34,5 mil Volts nos balneários de Grajaú, Pontal do Sul, Albatroz e Coroados. Estas duas últimas receberam R$ 2 milhões de investimentos para a instalação de transformadores de maior potência para ampliar a estabilidade da distribuição de energia.
Na parte de atendimento, 150 eletricistas foram destacados para atuar no litoral, o que significa um reforço de 218% na força de trabalho — será montada, inclusive, uma base específica na Ilha do Mel. As equipes de manutenção também contam com uma frota de veículos equipados para agilizar o atendimento.
“Esse efetivo na região do litoral aumenta para que a gente possa atender as demandas que surgem agora nessa época de temporada. É um atendimento com equipes que dão suporte às emergências, à parte comercial, como ligações e religações”, complementa Suzane Fritzen Puchta.