Especialistas consideram censura a determinação da remoção de publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por chamar PT de "Partido dos Traficantes" (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Uma decisão da Justiça do Distrito Federal determinou a remoção de uma publicação em que o deputado Nikolas Ferreira chama o PT de “Partido dos Traficantes”. A sentença sinaliza adesão da Justiça comum à jurisprudência criada pelo STF que vem censurando políticos. Para especialistas, a adoção do entendimento coloca a democracia em risco.

Taxação de grandes fortunas. O STF formou maioria para reconhecer a omissão do Congresso e determinou a taxação de grandes fortunas. O ministro Luiz Fux criticou a ação movida pelo PSOL.

Força cristã na Câmara. Antes mesmo de ser oficializada, a Bancada Cristã já mostrou força na Câmara com a derrubada do decreto sobre aborto. Veja como o bloco já incomoda a esquerda.

Política, Economia e Mundo

COP 30 sob descrédito. Preços altos, insegurança, problemas de infraestrutura, críticas internacionais e ausência de grandes líderes. Esses são alguns dos fatores que fazem a COP 30 começar sob descrédito.

A súbita ascensão de Cláudio Castro. Até a megaoperação policial da semana passada, Cláudio Castro era praticamente desconhecido. Em pouco tempo, se tornou o rosto do combate ao crime organizado.

Giro pelo mundo. O maior shutdown da história dos EUA está afetando aeroportos, benefícios sociais e a migração. Com o distanciamento entre Donald Trump e Vladimir Putin, surge uma nova era de ameaças nucleares.

Opinião da Gazeta

Copom mantém Selic, mas alivia para o maior responsável pelos juros altos. Ao manter a taxa de juros em 15%, o Copom foi quase lacônico em relação à gastança do governo Lula. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se o Banco Central precisa adotar uma política monetária contracionista, ele o faz muito mais por causa da política fiscal expansionista de Lula que devido a outros fatores, externos ou internos, mas a comunicação do Copom não tem ajudado a deixar isso claro.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Processo do golpe. STF começa a julgar nesta sexta recursos de Bolsonaro e outros condenados do núcleo 1

Carne bovina. Tarifaço revelou que o Brasil não era tão dependente dos EUA – ao menos em um setor

Disputa à Presidência. Apresentador Ratinho é grande aposta para nacionalizar candidatura do filho em 2026

População de rua. Prefeito de Florianópolis cria controle na rodoviária e promete devolver quem chega sem emprego

Colunas e artigos

O Estado que protege criminosos. Artigo de Marcos Degaut e Jason Pascoal discute a segurança no Rio de Janeiro e mostra como Lula, seus aliados e a esquerda protegem os criminosos.

Polzonoff apresenta o desabafo de Alexandre de Moraes: “Não mando nem na minha própria casa”.

Sergio Moro decreta: chega de bandidos.

Para inspirar e alegrar

Rio de Janeiro e seus caos nas telas. Há décadas o cinema brasileiro retrata o Rio de Janeiro como um território onde beleza e tragédia coexistem. Confira cinco grandes filmes que seguem essa linha.