Aumento no interesse internacional confirma o Rio como destino preferido no fim de ano.
Aumento no interesse internacional confirma o Rio como destino preferido no Brasil. (Foto: Luciola Vilella/Ministério do Turismo)

Ouça este conteúdo

Com a aproximação do Natal e do Réveillon, turistas internacionais têm buscado o Brasil para aproveitar a temporada de verão e as festas de fim de ano. Segundo dados da plataforma online de viagens Booking.com, entre agosto e outubro de 2025, o país registrou aumento significativo nas buscas feitas por estrangeiros para estadias entre 20 de dezembro e 3 de janeiro de 2026.

Segundo o gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina, Luiz Cegato, o Rio de Janeiro se destaca pela força da cidade como símbolo do verão brasileiro, especialmente no exterior, com oferta de praias, natureza e uma das celebrações de Ano Novo mais conhecidas do mundo, na orla de Copacabana.

"São Paulo atrai a atenção dos viajantes pela diversidade de experiências urbanas, ligadas à arte, gastronomia e vida noturna, além de ser uma das principais portas de entrada internacionais do país", comenta.

Além disso, Cegato afirma que destinos como Florianópolis, Búzios e Bombinhas seguem entre os preferidos por atenderem a um perfil que busca ambientes mais intimistas. "Com boa estrutura turística, uma combinação de paisagens naturais marcantes, entre mar, mata e formações costeiras, e um clima descontraído, são destinos ideais para quem busca descanso à beira-mar no fim do ano".

O Rio de Janeiro aparece como o destino de fim de ano mais buscado por viajantes de fora do Brasil, com crescimento de 27% nas pesquisas em relação ao ano anterior. Confira o top 5:

  • Rio de Janeiro (RJ): +27%
  • Florianópolis (SC): –10%
  • São Paulo (SP): +287%
  • Búzios (RJ): +12%
  • Bombinhas (SC): –25%

*Os dados consideram o volume de buscas por acomodações, não necessariamente reservas realizadas.

VEJA TAMBÉM:

Embratur confirma crescimento da procura de cidade do Brasil no fim de ano

Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) reforçam a liderança do Rio de Janeiro entre os viajantes estrangeiros. Segundo a agência, a Cidade Maravilhosa é o destino mais desejado por turistas internacionais entre 21 de dezembro e 4 de janeiro de 2026, com crescimento de 26% nas reservas de passagens aéreas em relação ao mesmo período do ano passado.

O aumento da demanda se reflete no volume de bilhetes emitidos. Até 30 de setembro, 189.107 passagens internacionais para o Brasil haviam sido compradas, frente a 148.957 em 2024 — um avanço de 27%. Entre os motivos apontados pela Embratur para o crescimento também está a expansão da malha aérea internacional.

De acordo com a agência, a Argentina mantém-se como o principal mercado emissor, representando 26,5% das reservas, seguida pelos Estados Unidos (11,9%) e Portugal (9,9%). Há também aumento relevante no interesse de turistas europeus, especialmente portugueses (68,1%) e italianos (64,1%).

Turistas estrangeiros elevam procura pelo Rio e impulsionam expectativa para Natal e Réveillon.Cidade Maravilhosa é principal destino de turistas estrangeiros entre o Natal e o Réveillon. (Foto: Bruna Prado/Ministério do Turismo)

VEJA TAMBÉM:

Florianópolis se prepara para receber cerca de 3 milhões de turistas

Segundo destino mais procurado por estrangeiros na plataforma Booking, Florianópolis (SC) se prepara para uma temporada movimentada. Com 537.211 habitantes, conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital catarinense espera receber cerca de 3 milhões de turistas entre 15 de novembro e 15 de maio.

No lançamento da operação Verão 2025/2026, o prefeito Topázio Neto (PSD) afirmou que a capital está “cada vez mais atrativa, preparada, pronta para oferecer serviços de qualidade em todas as frentes”.

A Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto internacional, estima 2,1 milhões de passageiros entre dezembro e março, alta de 10% em relação à temporada anterior. O mercado internacional deve representar 38% desse total, com aumento de 19% no período.

A malha contará com 21 rotas, sendo 12 internacionais para destinos da América do Sul, Caribe e Europa. O aeroporto poderá registrar até 64 voos internacionais em um único dia. A cidade de Buenos Aires segue como o principal mercado, com até 30 voos diários. A Argentina também terá o maior número de conexões, incluindo rotas inéditas para Salta e Tucumán.

Cresce a procura por Bombinhas entre estrangeiros que buscam praias tranquilas no fim de ano.Cresce a procura por Bombinhas entre estrangeiros que buscam praias tranquilas no fim de ano. (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Bombinhas)

VEJA TAMBÉM:

Bombinhas aposta na sustentabilidade para atrair visitantes internacionais no fim de ano

A cidade catarinense de Bombinhas (SC) também aparece entre os cinco destinos mais procurados por estrangeiros para o fim de ano no Brasil. O município alia natureza preservada e foco em sustentabilidade. Com 67% de área verde e três unidades de conservação, Bombinhas carrega o título de Capital Nacional do Mergulho Ecológico. São 39 praias, cinco delas com o selo Bandeira Azul.

Na última temporada, Bombinhas recebeu 2,3 milhões de visitantes, número até 18 vezes maior que sua população de 25 mil habitantes. Para proteger o território, a cidade mantém a taxa de preservação ambiental (TPA), cobrada entre 15 de novembro e 15 de abril, podendo chegar a R$ 191,50 por veículo.

A certificação Bandeira Azul, concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), exige 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, educação, infraestrutura e segurança. Para cumpri-los, o município desenvolve ações contínuas de monitoramento, educação ambiental, manutenção de estruturas e atuação de guarda-vidas e monitores.

Para o secretário de Turismo de Bombinhas, Carlos Eduardo Boaventura, os resultados reforçam o interesse de turistas estrangeiros. “Esse reconhecimento comprova que Bombinhas se consolidou como referência internacional de turismo de qualidade, reunindo um conjunto de atrativos que poucos destinos conseguem oferecer aliando infraestrutura turística completa com rede hoteleira e gastronômica preparada para receber visitantes do mundo inteiro”.

VEJA TAMBÉM: