
Ouça este conteúdo
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (22) que vai aumentar de US$ 1 mil para US$ 3 mil o auxílio a ser pago para imigrantes ilegais que se inscreverem para autodeportação por meio do aplicativo CBP Home até o final do ano.
Segundo comunicado da pasta, além desse valor, os imigrantes inscritos também receberão uma passagem aérea para seus países de origem e ficarão isentos de multas ou penalidades civis por não terem deixado os Estados Unidos antes.
“Imigrantes ilegais devem aproveitar este presente e se autodeportar, porque se não o fizerem, nós os encontraremos, os prenderemos e eles nunca mais voltarão”, afirmou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, na nota.
O CBP Home é uma das principais estratégias do governo Donald Trump para deportar imigrantes ilegais que estão nos Estados Unidos: segundo o DHS, desde janeiro, quando o republicano voltou à Casa Branca, cerca de 1,9 milhão de imigrantes ilegais partiram voluntariamente por meio do programa.
Além dos imigrantes que optaram pela autodeportação, a gestão Trump deportou outros 622 mil estrangeiros que estavam irregularmente no país, de acordo com relatório divulgado pelo DHS na sexta-feira (19).


