governador democrata trump tarifa brasil
O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom. (Foto: JOHN G. MABANGLO/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O gabinete do governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, publicou nesta sexta-feira (21) uma mensagem no X afirmando que ele seria o responsável pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar a tarifa adicional de 40% aplicada a carnes, café e outros produtos agrícolas importados do Brasil. A publicação foi feita um dia após a Casa Branca anunciar a retirada da sobretaxa.

“Após minha histórica viagem ao Brasil, ‘Don Sonolento’ [Donald Trump] finalmente cedeu e reduziu as tarifas. Carne e café agora estão mais baratos em todo o país. De nada! É lamentável que Don tenha demorado tanto para perceber o que eu, Gavin ‘baixador de preços’ Newsom, já sabia. Chega de tarifas para o povo americano! Parem o imposto, parem o golpe! De nada, América!”, escreveu o gabinete do governador.

Newsom esteve no Brasil para participar da COP 30 em Belém. Trump não enviou representantes oficiais do governo americano para participarem da conferência. Durante sua passagem, o democrata criticou publicamente a política tarifária de Trump contra o Brasil. Quando esteve em São Paulo, Newsom afirmou que as tarifas de 50% impostas ao Brasil representavam um “desrespeito” a um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, classificando a postura do governo americano como “vergonhosa”.

Nesta quinta-feira (20), Trump assinou uma ordem executiva que removeu a tarifa adicional de 40% para 249 produtos agrícolas brasileiros. A decisão seguiu a retirada, na semana passada, da tarifa recíproca global de 10% imposta em abril sobre os mesmos produtos.

A equipe econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou que, com a mudança, 37,1% das vendas brasileiras aos EUA ficam livres de sobretaxas, enquanto 32,7% ainda estão sujeitas ao tarifaço - especialmente setores como calçados, maquinário, pescados, café solúvel e itens industriais.

VEJA TAMBÉM: