
Ouça este conteúdo
O ano era 1994. Em 17 de dezembro, dois militares norte-americanos entram, por engano, no espaço aéreo da Coreia do Norte. Não demorou muito para que as forças de Pyongyang revidassem o que consideraram uma agressão, e com vários tiros e o disparo de um míssil derrubaram a aeronave. Em solo, o copiloto do helicóptero militar OH-58 não resistiu aos ferimentos e morreu. O piloto foi vendado e levado por soldados norte-coreanos.
Este caso real foi a inspiração para os produtores de “O Valente”, disponível no catálogo da HBO Max e dirigido por Steve Barnett (300, As Crônicas de Spiderwick, A Semana da Minha Vida).
O filme mostra a transformação do sargento Edward Brockman (Chase Stokes) de um militar especializado em trabalhos de escritório em um verdadeiro líder. Escolhido para substituir um colega – e assim ganhar experiência em campo – ele precisa ajudar sua equipe em um trabalho teoricamente fácil: consertar um equipamento de solo instalado na Zona Desmilitarizada (DMZ) entre as Coreias do Norte e do Sul.
Tudo sai do controle quando uma tempestade faz com que a missão seja abortada, derrubando o helicóptero onde estava o grupo de apoio em território norte-coreano. Em meio às perdas, Brockman, que originalmente seria apenas um ajudante no trabalho, se vê obrigado a liderar o time de soldados em sua fuga pela vida para escapar das tropas inimigas sem apoio militar dos EUA.
“O Valente” conta com boas cenas de ação em um ritmo acelerado misturadas a momentos mais emocionais, costurados pela atriz Lana Condor, que interpreta a soldado Stephanie Selby. Apesar de ter sido filmado no Canadá, a ambientação rural da Coreia do Norte chega a ser convincente, inclusive com fotos dos ditadores do país pendurados na parede de uma das casas retratadas.
Sem o preparo necessário para comandar uma tropa, é no momento de urgência que o sentimento de liderança exigido de Brockman é forjado. Cobrado por seus companheiros em momentos decisivos, o sargento é obrigado a deixar para trás uma postura quase indiferente para assumir a responsabilidade pelas vidas de seus colegas.
O filme não é extenso, e talvez por isso falte tempo para elaborar melhor algumas questões internas. A escolha da trilha sonora para os momentos de combate também poderia ser repensada, mas nada que comprometa demais a experiência do espectador.
- O Valente
- 2025
- 86 minutos
- Indicado para maiores de 16 anos
- Disponível no HBO Max

