Ministro alemão exalta Brasil após críticas de chanceler

Carsten Schneider, do Meio Ambiente da Alemanha, elogia povo e belezas naturais do país durante a COP30, em Belém, após Friedrich Merz criticar a cidade

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2025 10h45 - Atualizado em 18/11/2025 10h46
NICOLAS TUCAT / AFP Ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, publica elogio ao Brasil nas redes sociais Ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, publica elogio ao Brasil nas redes sociais

O ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, publicou em suas redes sociais um elogio ao Brasil na última segunda-feira (17), em um gesto que buscou amenizar o mal-estar diplomático criado por uma fala recente do chanceler alemão, Friedrich Merz.

Durante sua participação na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém (PA), Schneider destacou a hospitalidade brasileira. “Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião. Pena que não poderei ficar mais tempo após a COP”, escreveu o ministro em português, acompanhado de uma foto em que aparece pescando com um morador local.

A publicação foi vista como uma resposta positiva à declaração de Merz, que, em um evento na Alemanha, afirmou que a comitiva do país ficou “contente por regressar à Alemanha”, especialmente “daquele local onde estávamos”, referindo-se a Belém. A fala do chanceler gerou reações negativas no Brasil. Integrantes do governo a classificaram como “grosseria” e “inacreditável”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), respondeu em uma rede social, afirmando que “um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”. Já o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), considerou a declaração “infeliz, arrogante e preconceituosa”.