
Ouça este conteúdo
O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um pronunciamento na tarde deste sábado (3), em sua residência na Flórida, para comemorar o sucesso do ataque americano à Venezuela. Seu tom foi de celebração e elogio patriótico à ação, afirmando que os EUA “recuperaram o respeito”.
“Nenhuma nação pode conquistar o que os EUA conquistaram recentemente”, declarou o presidente americano, mencionando as ações contra Qassem Soleimani (2020), militar iraniano morto no Iraque e Abu Bakr al-Baghdadi (2019), militar iraquiano morto na Síria.
Trump mencionou ações militares “não tão bem-sucedidas”, citando especialmente a intervenção no Afeganistão. A operação militar dos EUA naquele país terminou com uma retirada considerada negativa para a imagem da nação, resultando na retomada do poder pela ditadura islâmica do Talibã. A retirada do Afeganistão foi determinada pela administração democrata de Joe Biden.
Ele afirmou que a "dominância dos EUA" não será mais questionada após as ações militares deste sábado. "A dominância dos EUA nunca mais será questionada, isso nunca mais acontecerá", advertiu.