Rodovias Leilão 2026
BR-101 entre Paraná e Santa Catarina está na lista de leilões de rodovias em 2026. (Foto: Divulgação/Arteris)

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O governo federal pretende chegar ao fim de 2026 com 35 leilões de rodovias realizados no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para atingir essa meta, precisará manter o cronograma de 13 certames programados na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, incluindo a otimização de contratos de trechos de rodovias que já possuem praças de pedágio.

A carteira prevista para 2026 reúne leilões em todas as regiões brasileiras, com potencial para captação de R$ 148 bilhões em investimentos. Das 13 concorrências no plano do Ministério dos Transportes, seis são de otimizações de contratos “estressados”, nos quais os atuais concessionários entram em um novo leilão antes do término do acordo vigente para reequilibrar valores e obras.

Veja os leilões de novas concessões e otimização de rodovias com pedágio em 2026:

  • Rota dos Sertões (BR-116/BA/PE) - Março/2026
  • Otimização Rodovia Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR) - Março/2026
  • Rotas Gerais (BR-116/251/MG) - Março/2026
  • Otimização Rota Arco Norte (BR-163/MT/PA) - Abril/2026
  • Otimização Rota do Pequi (BR-060/153/DF/GO) - Junho/2026
  • Otimização Rota Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC) - Julho/2026
  • Rota Portuária do Sul (BR-116/392/RS) - Agosto/2026
  • Otimização Rota Planalto Sul (BR-116/PR/SC) - Setembro/2026
  • Otimização Rodovia Transbrasiliana (BR-153/SP) - Outubro/2026
  • Rota 2 de Julho (BR-116/324/BA) - Novembro/2026
  • Rodovias Integradas de SC - Lote 01 (BR-153/282/470/SC) - Novembro/2026
  • Rodovias Integradas de SC - Lote 03 (BR-153/282/480/SC) - Novembro/2026
  • Rota Integração do Sul (BR-116/158/290/392/RS) - Dezembro/2026

Caso consiga leiloar os 13 trechos de rodovias do pacote em 2026, o governo federal manteria o ritmo deste ano, quando foram realizados 13 certames. Em 2024 foram sete leilões e em 2023 foram dois. No total, até agora, foram 22 disputas desde o início do novo governo de Lula. O plano é fechar o mandato com 35 leilões de rodovias.

"De rodovias são 13 novos leilões e a gente espera a mesma participação dos investidores que tivemos ultimamente também na carteira de 2026”, pontuou a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse.

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Governo aposta na otimização de contratos de rodovias com pedágio

Neste ano, o governo federal lançou os primeiros leilões de otimização de contrato, uma aposta para reequilibrar os acordos e garantir obras necessárias que não constavam inicialmente entre as obrigações da concessionária. A concorrência, porém, veio apenas no quarto leilão da modalidade na disputa pela Fernão Dias.

Ao contrário dos três certames anteriores — Autopista Fluminense, MSVia e Eco 101 —, quando os controladores atuais foram os únicos participantes e garantiram a continuidade no contrato, o leilão da Fernão Dias teve três interessados. A Arteris, atual concessionária, perdeu a rodovia para a Motiva (ex-CCR), que também venceu a EPR na disputa.

De acordo com a secretária nacional de Transporte Rodoviário, a ferramenta das otimizações de contratos vem sendo construída há anos para recuperar os investimentos que as rodovias precisam e que não estavam previstos nos contratos assinados há mais de dez anos.

“Um trabalho muito difícil, muito intenso, porque nossas procuradorias e consultorias jurídicas atuaram intensamente para que a gente pudesse renegociar os contratos, para que a gente tivesse execução de obras”, completa Viviane Esse.

O primeiro leilão previsto para otimização de rodovias em 2026 é da rodovia Régis Bittencourt, entre Curitiba e São Paulo, pela BR-116. De posse da Arteris atualmente, o governo espera lançar o edital ainda em 2025 para manter o cronograma e realizar o certame em março. Depois desse, outros cinco leilões do modelo estão programados, finalizando com a otimização da Transbrasiliana (BR-153/SP) em outubro.

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