Paraná Pesquisa: Lula supera Flávio com folga no 1º turno, mas 2º mostra empate técnico

Levantamento é divulgado após Jair Bolsonaro confirmar em carta que filho o substituirá nas eleições do ano que vem; outros cenários mostram petista contra Tarcísio, Michelle e o próprio ex-presidente

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2025 07h02
Montagem: PR e Agência Senado Lula x Flávio Lula tem 44,1% contra 41% de Flávio Bolsonaro no segundo turno, segundo a Paraná Pesquisas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa pela Presidência da República em 2026, segundo levantamento da Paraná Pesquisas. No cenário em que Flávio substitui o pai, Lula soma 37,6% das intenções de voto, contra 27,8% do senador — uma diferença de 9,8 pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre 18 e 22 de dezembro. Foram entrevistados 2.038 eleitores brasileiros em todos os Estados e no Distrito Federal. A margem, de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Esta é a primeira pesquisa divulgada após a carta escrita por Jair Bolsonaro em que o ex-presidente confirma oficialmente Flávio como seu substituto na corrida ao Palácio do Planalto. O documento, intitulado Carta aos Brasileiros, foi lido pelo próprio senador nesta semana, em frente ao hospital onde Bolsonaro passou por novo procedimento cirúrgico.

Na carta, o ex-presidente afirma que a indicação do filho busca preservar a representação de seu eleitorado diante do que chama de “cenário de injustiça” e tenta unificar a base conservadora em torno de um único nome.

Reorganização da direita

Além do senador do PL, aparecem no mesmo cenário o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 9,0%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), com 7,9%, e Romeu Zema, com 3,1% (Novo), com 3,1%. Também são listados Romeu Zema (Novo), Tereza Cristina (PP) e Renan Santos (Missão), ambos com percentuais abaixo de 3% (veja gráfico abaixo). Brancos, nulos e eleitores que não souberam responder somam 12%.

A pesquisa é divulgada em meio a uma reorganização interna do campo conservador. Após o anúncio da pré-candidatura de Flávio, Michelle Bolsonaro passou a adotar postura de menor exposição pública, movimento interpretado no PL como estratégico para reduzir ruídos internos e concentrar a articulação eleitoral no nome do senador. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem reforçado sua intenção de concorrer à reeleição.

Segundo turno acirrado

A vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno, que era de quase dez pontos percentuais em outubro, caiu para apenas 3,1 pontos em dezembro. Considerando a margem de erro, os dois candidatos estão agora em situação de empate técnico.

A trajetória dos números mostra uma tendência de queda gradual para o petista e crescimento constante de Flávio. Em três meses, o senador fluminense avançou 4 pontos percentuais, enquanto o atual presidente recuou 2,6 pontos.

Outros cenários testados

Em outros cenários simulados pela Paraná Pesquisas, Lula também aparece na liderança:

  • Contra Jair Bolsonaro, o presidente tem 36,9%, ante 31,3% do ex-presidente, uma vantagem menor, mas ainda fora da margem de empate. Além disso, Bolsonaro hoje está inelegível e cumpre pena após condenação na trama golpista.
  • Contra Tarcísio de Freitas, Lula soma 37,8%, enquanto o governador de São Paulo aparece com 26,2%.
  • Contra Michelle Bolsonaro, o petista registra 37,2%, frente a 24,4% da ex-primeira-dama.

Em todos os cenários, candidatos como Ciro Gomes, Ratinho Junior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema aparecem com percentuais de um dígito, compondo o segundo pelotão da disputa.

Paraná Pesquisas (estimulado)

Lula x Flávio Bolsonaro

Lula (PT): 37,6%
Flávio Bolsonaro (PL): 27,8%
Ratinho Junior (PSD): 9,0%
Ciro Gomes (PSDB): 7,9%
Romeu Zema (Novo): 3,1%
Tereza Cristina (PP): 1,9%
Renan Santos (Missão): 0,8%
Nenhum / Branco / Nulo: 6,7%
Não sabe / Não opinou: 5,3%


Lula x Jair Bolsonaro

Lula (PT): 36,9%
Jair Bolsonaro (PL): 31,3%
Ciro Gomes (PSDB): 6,9%
Ratinho Junior (PSD): 6,5%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 4,0%
Romeu Zema (Novo): 1,6%
Tereza Cristina (PP): 1,4%
Renan Santos (PL): 0,6%
Nenhum / Branco / Nulo: 6,0%
Não sabe / Não opinou: 4,8%


Lula x Tarcísio de Freitas

Lula (PT): 37,8%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 26,2%
Ciro Gomes (PDT): 8,7%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 5,0%
Romeu Zema (Novo): 3,9%
Tereza Cristina (PP): 2,5%
Renan Santos (PL): 0,8%
Nenhum / Branco / Nulo: 8,9%
Não sabe / Não opinou: 6,1%


Lula x Michelle Bolsonaro

Lula (PT): 37,2%
Michelle Bolsonaro (PL): 24,4%
Ciro Gomes (PDT): 8,3%
Ratinho Junior (PSD): 8,2%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 4,9%
Romeu Zema (Novo): 3,2%
Tereza Cristina (PP): 2,0%
Renan Santos (PL): 0,9%
Nenhum / Branco / Nulo: 5,8%
Não sabe / Não opinou: 5,1%


Segundo turno: Lula x Flávio